quinta-feira, 30 de julho de 2015


Três de Agosto

UNTG promove limpezas no centro da cidade e em instituições públicas

Bissau, 30 Jul 15 (ANG) – A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), vai assinalar o 56º aniversario do massacre de Pindjiguiti com a realização de limpezas no centro da cidade de Bissau e em algumas instituições no próximo dias 1 e 2 de Agosto próximos.
Secretario Geral da UNTG
A revelação é do Secretário-geral da UNTG, Estêvão Gomes Có em entrevista exclusiva hoje à ANG sobre os preparativos para o efeméride.

Gomes Có disse que a referida acção de limpeza visa combater e prevenir o surto do ébola.
O líder sindical  apela a todos os trabalhadores guineenses assim como a população em geral a saírem as ruas para juntos efectuarem limpezas nas suas ruas e bairros e nas diferentes instituições da capital guineense.

“O local onde habitualmente celebramos todos os anos esta cerimónia, ou seja na Praça Mártires de Pindjiguiti, neste momento se encontra em reabilitação pela Direcção da Câmara Municipal de Bissau (CMB) e garantiram-nos de que as obras serão concluídas antes da data", explicou.

 O Secretario Geral da UNTG disse que no dia 3 de Agosto, as organizações sindicais vão concentrar-se na Praça dos Heróis Nacionais de onde em marcha seguirão para a Praça dos Mártires de Pindjiguiti.

Estêvão Gomes Có revelou ainda que vai ser colocada pela CMB uma placa naquele local histórico com os nomes de mais de sessenta marinheiros que perderam a vida quando reivindicavam os seus direitos.

Solicitado a comentar as declarações do Presidente Mário Vaz segundo as quais os funcionários públicos trabalham pouco, Estevão Gomes  disse que o chefe de Estado não é uma pessoa nova na Função Publica.
" Ele foi há muito tempo activista deste sector, assim como membro de diferentes governos que transitaram no país. Para tal ele conhece bem os problemas dos operários", informou.

A Guiné-Bissau celebra segunda-feira, três de Agosto, mais um aniversário do massacre de marinheiros do Cais de Pindjiguiti, ocorrido em 1959, em Bissau, na sequência de uma reivindicação salarial. ANG/LLA/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário