sexta-feira, 24 de julho de 2015

Energia elétrica



Chefe de governo visita EAGB e CICER
 
 Bissau 24 Jul 15 (ANG) - O Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira efectuou hoje uma visita às instalações da Empresa de Electridade e Águas(EAGB) e  a Companhia Industrial de Cerveja e Refrigerante(CICER), paralisada há muitos anos.

Falando à imprensa apos a visita, Simões Pereira assegurou que o povo guineense jamais voltara à escuridão. “Por isso é que tomamos a decisão de passar por um período transitório através do sistema de aluguer de grupos de geradores”, disse
Tem havido apagões de algumas horas  nestes dias, em Bissau, depois de um longo período de abastecimento regular diário da energia electrica por quase toda a capital .

“Esse aluguer era para nos dar a oportunidade de pensar numa solução de longo prazo e é isso que estamos a avaliar para saber onde é que estamos com essa solução, como é que estrategicamente o país se posiciona, não só, para consolidar os ganhos registados, mas também criar capacidades de alguma autonomia e autossuficiência desse sector ” explicou o Primeiro-ministro.

Domingos Simões Pereira adiantou que depois de o governo conhecer as necessidades existentes na área da energia, os técnicos do sector vão poder dizer qual a opção a seguir , e em função  dessa escolha conhecendo as vantagens e inconveniências, o executivo irá tomar a decisão que entender ser  melhor e plausível para se ultrapassar a situação actual da energia eléctrica que o país vive.

Falando sobre a empresa CICER, , Simões Pereira disse que a empresa em causa foi uma grande referência do tecido industrial do país, não só pelo contributo que tem na economia da Guiné-Bissau, mais também pelo número de pessoas que emprega e pela forma como representava todos os cidadãos nacionais.

“ É intenção do governo reabrir esse processo. Vamos revisitar todo o processo da privatização porque se me lembro bem, os cadernos de encargos para as privatizações fixava objectivos “referiu o Primeiro-ministro.

O chefe do governo declarou que vão ver todas as documentações para certificar se os objectivos traçados foram compridos e no final a intenção do executivo é de relançar as empresas do sector industrial nomeadamente a CICER. 

Perguntado se o relançamento vai ter a parceria de privados o chefe do executivo guineense respondeu que sim, e que o governo tem que considerar várias opções e uma delas é justamente a parceria público/ privada.

 “O importante é perceber bem a vocação de cada um dos intervenientes, e as suas responsabilidades para depois avançar com o processo”,disse. 

Durante a  visita, o Primeiro-ministro e  sua comitiva percorreram as instalações das duas empresas tendo ouvido  explicações detalhadas dos respectivos técnicos.  


 ANG/MSC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário