segunda-feira, 6 de julho de 2015

RESOPE




Munira Jawad eleita presidente da UMECON-GB

Bissau,06 Jul 15 (ANG) – A candidata Munira Jawad foi eleita, por unanimidade, na sexta-feira presidente de União das Mulheres Operadoras Económicas da Guiné-Bissau (UMECON-GB), no final da assembleia para a criação desta organização.

Jawad foi a única candidata concorrente e que mereceu a confiança das 52 colegas presentes na sala, para dirigir a antena guineense desta organização que automaticamente se filiou na Rede sub-regional das mulheres operadoras económica.

Em declarações à imprensa, a representante da recém-eleita Iracema do Rosário agradeceu a assembleia pela escolha, sublinhando que a candidata reúne todas as condições exigida pela RESOPE.

Prosseguindo Iracema do Rosário disse que a mulher guineense tem uma larga percentagem na produção agrícola e força de trabalho, e que nos centros urbanos tem uma participação relevante no sector informal.

 Iracema do Rosário enalteceu a relevância da mulher no seio família, onde ela cada vez mais vem assumindo o papel de chefe da família mesmo assim continua a ser discriminada.

Por sua vez, a directora-geral da Família, Maria Ângela Costa Pereira disse que a iniciativa surgiu no quadro da visita da Ministra da Mulher Família e Coesão Social ao Mali.

“Todos os países membros da UEMOA têm Rede de Mulheres Operadoras Económicas (RESOPE). A Guiné-Bissau e o Senegal eram os únicos que não possuíam a antena. Agora estamos filiados na rede através da Antena Nacional UMECON-GB/RESOPE”, explicou Fátima Costa.

Maria Ângela disse que a Guiné-Bissau a partir de hoje vai poder participar nas feiras internacionais ou sub-regionais.

Directora-geral da Família aconselhou as recém-eleitas para trabalharem afincadamente para representar melhor o país nas feiras internacionais.

ANG/JD/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário