sexta-feira, 10 de junho de 2016

Agronomia


Produtores pedem criação de uma escola agrícola no país

Bissau, 10 Jun 16 (ANG) – Os camponeses e produtores guineenses de diferentes regiões do país apelaram ao governo na semana passada para a criação de uma escola agrícola no país.

O apelo consta das recomendações produzidas no termo dos debates sobre a problemática da agricultura na Guiné-Bissau realizado recentemente, nas instalações da ONG-Tiniguena, em Bissau, no âmbito do VI fórum dos camponeses e agricultores guineenses. 

Os produtores e camponeses recomendam aos seus associados a se organizarem com vista a criação de movimentos reivindicativos específicos, para obterem respostas aos problemas que constituem obstáculos ao escoamento e comercialização dos seus
produtos.

A capacitação e sensibilização dos camponeses para a aplicação de métodos e técnicas da agricultura rotativa e de associação de culturas, assim como as técnicas agrícolas resilientes que favoreçam a gestão racional de espaços e conservação das matas, fazem parte do rol das recomendações aí feitas.

Os participantes pediram apoio aos camponeses para a diversificação sua produção e criação de animais de ciclo curto e de outros sectores da segurança alimentar, e também para a geração de rendimento familiar.

Pediram para que seja reactivada a produção do algodão no leste, como forma de diversificar culturas de renda, reduzindo o monopólio de plantações de cajú.   

Os seminaristas chamaram a atenção ao Estado no sentido de controlar as concessões de terras de grande extensão à proprietários estrangeiros dos centros urbanos.

E exortaram para a necessidade de promoção de campanhas de sensibilização das populações, em geral, para o consumo de produtos transformados localmente, a fim de estimular mais a produção local. 

ANG/JD/SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário