terça-feira, 14 de junho de 2016

Acidentes marítimos


Capitão dos Portos pede passageiros  cumprimento das regras 

Bissau, 14 Jun 16 (ANG) - O Capitão dos Portos da Guiné-Bissau, Mário Gomes pediu hoje a todos os utilizadores de barcos ou canoas oo cumprimento das regras de navegação dentre os quais o uso obrigatório de coletes de salva-vidas  durante a viagem.

Em entrevista à Agência de Notícias da Guiné (ANG), sobre as medidas de prevenção durante a época chuvosa em que normalmente se faz muito vento no mar, Mário Gomes aconselhou aos proprietários das pirogas para equiparem  as suas canoas de pelo menos dois motores de bordo para se prevenir de eventuais acidentes  que possam acontecer no alto mar.

O abastecimento de combustíveis suficientes em cada deslocação bem como aquisição de quantidade razoável de água potável para o consumo dos passageiros, foram outras recomendações do Capitão dos Portos da Guiné.

Mário Gomes disse que estas são, entre outras medidas colectivas e simples que, se forem tomadas, podem minimizar os riscos de acidentes marítimos.

 “Aos capitães das pirogas lanço um apelo para deixarem a prática de fuga a noite para o mar sem autorização das autoridades competentes, porque a autorização ajuda os Delegados Marítimos no controlo das pirogas no mar desde a sua saída até ao destino", aconselhou.

Mário Gomes avisou que, em caso de incumprimento das regras, o Instituto Marítimo Portuário aplica ao infractor uma multa de 200 mil francos CFA.

Informou que, com instalação do aparelho de comunicação junto da Brigada Costeira e com esforço de todos os Delegados Marítimos e da Guarda Nacional, o número de acidentes marítimos diminuiu bastante nos últimos anos.

Em relação as canoas de pesca, reconheceu que os pescadores artesanais exercem actividades que expõem riscos, por isso apelou a colaboração dos mesmos em termos de observância das orientações dos Delegados do Instituto Marítimo Portuário da Guiné-Bissau.

O capitão dos Portos da Guiné-Bissau pediu igualmente a colaboração de passageiros no sentido de obedecerem aos chefes de pirogas sobre o eventual adiamento da viagem por causa do mau tempo.

ANG/LPG/SG  

Sem comentários:

Enviar um comentário