terça-feira, 7 de junho de 2016

Imprensa


Conselho Nacional de Comunicação Social exorta aos jornalistas o respeito aos deveres e princípios que regem a profissão 

Bissau, 07 Jun 16 (ANG) - O Conselho Nacional da Comunicação Social (CNCS) exortou aos jornalistas guineenses à respeitarem os deveres legais e os princípios éticos e deontológicos que regem a profissão .

A exortação foi tornada publica através de um Comunicado à Imprensa à que a ANG teve hoje acesso. 

O Conselho reagia assim ao que  chamou de "comportamento dos jornalistas perante a situação de crise vigente no país".

De acordo com o mesmo comunicado o Conselho Nacional de Comunicação social pediu aos jornalistas a sinalizarem sempre os casos de indícios de prática de crimes, de abuso da liberdade de imprensa e para denunciar os responsáveis pelos referidos actos ao Ministério Publico.

O CNCS encorajou aos órgãos da CS a prosseguirem com a sua  missão de informar e formar a opinião pública com base no respeito pelas normas que regulam a actividade jornalística.

Apela aos órgãos da comunicação social públicos assim como privados a  observância das normas que regulam o exercício de um jornalismo, nomeadamente a auto-regulação, o rigor e o pluralismo de informação.

No documento, o CNCS aconselha aos jornalistas a não servir de instrumento de propaganda politico partidário em nenhum momento.

ANG/AALS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário