quinta-feira, 23 de junho de 2016

Caju


Cerca de 50 mil toneladas já foram exportadas na presente campanha

Bissau,23 Jun 16 (ANG) – A Guiné-Bissau já exportou 46 mil toneladas da castanha de caju desde finais de Março, revelou esta quarta-feira o Inspetor geral do Ministério de Comércio e Artesanato. 

Carlos Manuel Biaguê falava à imprensa no acto de apresentação de dois contentores com castanha, apreendidos pelos técnicos do Serviço de Inspeção do Ministério de Comércio,

“Os dois contentores pertencentes a empresa “BC Trainding” foram apreendidos no Porto de Bissau com 46 toneladas de castanha de caju pronto para exportação sem nenhum documento para o efeito”, informou o Inspetor Geral.

Por isso, disse que as referidas castanhas vão ser confiscadas e justificou o acto com o aviso que o Ministério do Comércio fez aos comerciantes nacionais e estrangeiros no início da presente campanha de comercialização da castanha de que devem possuir documentos legais para efeitos de  exportação.

 Em relação a fuga de caju para os países vizinhos, aquele responsável informou que enviaram duas viaturas recentemente para os setores de Farim e Bigene, e que vão ser usadas pelos técnicos no processo de fiscalização por serem as zonas mais vulneráveis para a  fuga de castanha em direção aos países vizinhos.

Carlos Biaguê revelou que o governo prevê para este ano a exportação de  200 mil toneladas, por isso prometeu trabalhar para alcançar a quantidade prevista, mas avisa que caso não for possível, pelo menos que seja alcançado a cifra de  175 mil toneladas de exportação , a semelhança do que se fez  no  ano passado. 

ANG/LPG/SG  

  

Sem comentários:

Enviar um comentário