sexta-feira, 10 de junho de 2016

Crise política


Parceiros internacionais recomendam respeito aos princípios democráticos

Bissau, 10 jun 16 (ANG) – Os cinco parceiros internacionais da Guiné-Bissau (CEDEAO, CPLP, Nações Unidas, União Europeia e União Africana) exortaram quinta-feira as autoridades nacionais a cingirem a sua actuação no respeito estrito pelas regras do Estado de Direito e princípios democráticos com vista a ultrapassar a actual crise política vigente.

Num comunicado de imprensa produzido na sequência da reunião realizada na sede da União Africana, em Bissau, à que a ANG teve acesso, os “cinco” reiteraram o seu apelo à calma e pediram aos actores políticos nacionais diligências com vista a encontrarem, na base do respeito à Constituição e demais leis da República, uma solução consensual para a crise.

Ainda através desse comunicado, o grupo apelou a uma solução rápida do impasse que se regista no palácio do governo, e saudaram as diligências que têm sido levadas a cabo pelo Bispo de Bissau, demais entidades religiosas e a Sociedade Civil.

Os parceiros internacionais encorajaram as autoridades nacionais a prosseguirem a colaboração e coordenação prévia estabelecida com a ECOMIG, a forca de manutenção da paz da CEDEAO instalada em Bissau.

O mesmo documento sublinha a importância da realização da missão dos Chefes de Estado da CEDEAO, com o objectivo de promover o diálogo com  os principais actores políticos guineenses, de forma a ultrapassar a actual crise, em comprimento da  decisão tomada na última cimeira da comunidade  realizada no dia 04 do corrente em Dacar, Senegal. 

ANG/FGS/JAM/SG



 

Sem comentários:

Enviar um comentário