sexta-feira, 17 de junho de 2016

Saúde pública

Lançada campanha de vacinação contra meningite em todo o país
 
Bissau, 17 Jun 16 (ANG) – A campanha de vacinação contra a meningite foi hoje iniciada em todo o território nacional, devendo decorrer ate ao dia 30 de Junho.

Vacina de meningite
Em Bissau a cerimónia de lançamento da campanha foi presidida pelo ministro da Saúde Pública, Domingos Malú que pediu a colaboração dos visados, pessoas de idade entre os 01 e 29 anos, para que todos possam ser imunizados contra essa doença.

 “É fundamental que todos recebessem a referida vacinação, porque só assim é que podemos prevenir a epidemia de meningite”, referiu.

Acrescentou que a meningite é uma doença que pode provocar danos celebrais e perdas auditivas permanentes e dificuldades de aprendizagem, sublinhando que os sintomas comuns são febres altas, dor de cabeça e rigidez de nuca.

Domingos Malú confirmou que, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80 por cento das pessoas que contraem a doença de meningite acabam por morrer e que a vacina proporciona uma recuperação à 95 por cento. 

Malú apela aos guineenses e aos estrangeiros que vacinem em massa, sustentando que a meningite é uma doença bastante perigosa e que por isso a vacina é a via mais segura para se prevenir.

“A campanha é gratuita, eficaz e salva vidas e tem a garantia de 10 anos no mínimo e abrangerá as diferentes regiões do país. No processo vão ser igualmente distribuídos vitamina A e desparasitação para as crianças de 6 à 59 meses”, explicou Domingos Malú.  

ANG/AALS/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário