Novo Governo exonera directores da rádio e da televisão pública
Bissau,06 Jun 16(ANG) - O Governo de Baciro Djá exonerou os directores da Rádio Difusão Nacional (RDN), Muniro Conte e da Televisão da Guiné-Bissau, Paula Silva Melo.
A decisão do novo executivo foi tomada na primeira reunião do Conselho de Ministros realizada no passado dia 3 de Junho, nas instalações do Ministério do Interior.
Para assumir a direcção da Rádio Nacional o governo nomeou o jornalista Abduramane Turé, enquanto que na Televisão da Guiné-Bissau (TGB), Paula Melo cede o lugar ao Francelino Cunha, jornalista da estação que já ocupou o cargo noutras ocasiões.
Os membros do anterior Governo, demitido a 12 de Maio pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, mantêm-se no Palácio do Governo, em sinal de protesto contra a nomeação do novo Primeiro-ministro pelo chefe de Estado.
O novo Governo, liderado por Baciro Djá, criou, a propósito, uma comissão interministerial para negociar com os elementos do executivo demitido a sua saída de forma ordeira daquelas instalações.
A comissão é integrada por quatro ministros e dois secretários de Estado e é chefiada pelo titular da pasta da Energia, Florentino Mendes Pereira.
O Conselho de Ministros do novo Governo também decidiu pela centralização de todas as receitas do Estado no Ministério da Economia e Finanças.
Igualmente endereçou felicitações ao Presidente guineense, José Mário Vaz "pelo seu desempenho" na gestão da crise política o que culminou com a formação de um Governo "sustentado pela nova maioria parlamentar", lê-se ainda no comunicado.
Muniro Conté e Paula Melo haviam sido exonerados logo depois da primeira nomeação de Baciro Djá, em Setembro mas foram reconduzidos quando a nomeação de Baciro Djá fora declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal de Justiça.
ANG/Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário