quinta-feira, 16 de junho de 2016

Segurança Alimentar



 ACOBES recomenda consumo moderado de produtos congelados  no país

Bissau, 16 Jun 16 (ANG) – A Associação de Consumidores e Bens da Guiné-Bissau (ACOBES), recomendou aos guineenses em geral para um consumo moderado de produtos congelados no país.  
Bambo Sanhá

Em entrevista concedida hoje à ANG o Secretário geral da ACOBES Bambo Sanha lamenta a inexistência no país de condições para a verificação da qualidade de produtos importados de diferentes países e continentes.

"Então, sendo assim todo o cuidado é pouco, porque as embalagens dos produtos são renovadas e a olho nu é difícil saber se estão ou não fora do prazo”, disse Bambo Sanha.

 Por isso, o Secretário-geral da ACOBES disse que deve haver um controlo rigoroso por parte das autoridades nacionais na certificação de qualidade dos produtos e se estão em condições para consumo humano antes da sua comercialização nos mercados.

Afirmou que, 80 por cento das doenças existentes no país provêm dos produtos que a população consome, a começar pela má qualidade de óleo alimentar, acrescentando por isso que o povo guineense deve reduzir o consumo destes produtos de “origem duvidosa”.

“Antes da sua importação o interessado deve ter autorização dos serviços de veterinária, indicando-lhe se o país da origem dos produtos depara ou não com problemas de doenças aviaria", aconselhou.

Aquele responsável afirmou que, no caso da Guiné-Bissau os referidos produtos são importados sem saber se os países de origem têm ou não problemas da doença aviaria, por isso apelou a colaboração entre as instituições que actuam neste domínio. 

Bambo Sanha disse que para reduzir o consumo destes produtos é preciso que o mercado seja abastecido suficientemente com pescado. Adiantou que há muito tempo que as mulheres falam de falta de peixe no mercado e isso é uma tristeza e lamentável, uma vez que são recursos do povo, mas não estão em seu benefício porque o "Estado vende tudo para o estrangeiro".

O Secretário-geral da ACOBES sublinhou que a muito que se fala da segurança alimentar, frisando que isso significa que temos que comer em grande quantidade e em qualidade e deve ser nesta base que as autoridades devem adoptar estratégias de abastecer o mercado nacional com o pescado para que consumidores possam comprar peixe a um preço acessível. 

Bambo Sanha recomendou ao governo no sentido da recuperação de talhos de venda de peixes e carnes para evitar o elevado número de intermediários que contribuem no elevado preço dos produtos no mercado para o consumidor final.

"A criação de condições para transporte de carne do Matadouro para os mercados, acabar com abate clandestina e melhorar condições higiénicas nos mercados, em particular no mercado de Bandim, devem ser a prioridade imediata do governo", exortou.
    
Bambo Sanha falou do aumento de preço de alguns produtos no mercado, neste caso de açúcar, que passou de 23 mil francos para 27 mil por saco de 50 quilograma por alegação do seu escassez e sem que haja aumento da taxa de impostos.

Disse que o assunto é do conhecimento das autoridades e em particular do Ministério do Comércio. 
ANG/LPG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário