Deputados consideram Carmen Pereira um exemplo para nova geração
Bissau, 08 Jun 16 (ANG) – Os deputados da nação foram unânimes em reconhecer Cármen Pereira, como um “destacado” Combatente de Liberdade de Pátria que deve ser seguida por todos, particularmente pelas mulheres.

Dias Sami afirmou que a sociedade guineense em geral e, em especial, a classe feminina, tem a ganhar se seguir o exemplo desta antiga combatente pela independência da Guiné-Bissau.
Também, em declarações à ANG, Certório Biote, Líder da Bancada Parlamentar do Partido da Renovação Social, lembrou Cármen Pereira como “destacado dirigente e uma batalhadora pela causa do país”.
Por isso, entende que os guineenses “devem seguir o exemplo desta mulher que tudo deu” em prol da Guiné-Bissau.
Ainda sobre a morte de Cármen Pereira, ocorrida no sábado passado, a Cruz Vermelha da Guiné-Bissau, em mensagem de condolências, lembrou o papel dessa mulher, na qualidade de sua primeira Presidente, na criação de bases para a sua edificação e na afirmação internacional desta organização humanitária.
Para além dos deputados, estiveram igualmente presentes na sede da ANP, os dirigentes e militantes do seu partido, PAIGC, embaixadores, representantes de várias instituições nacionais e internacionais e pessoas anónimas.
Quem também esteve no acto, foi a viúva do Amílcar Cabral (fundador das nacionalidades guineenses e cabo-verdianas), Ana Maria Cabral.
Cármen Pereira, destacada Combatente de liberdade de Pátria, esteve muitos anos na companhia do pai da nação guineense, Amílcar Cabral, durante a luta pela independência.
Nasceu no dia 22 de Setembro de 1936, em Bissau e desempenhou várias funções estatais, com destaque para o cargo da Presidente da Assembleia Nacional Popular, parlamento guineense, entre os 77 e 89.
Sem comentários:
Enviar um comentário