quarta-feira, 8 de junho de 2016

Cerimónias fúnebres


Deputados consideram Carmen Pereira um exemplo para nova geração

Bissau, 08 Jun 16 (ANG) – Os deputados da nação foram unânimes em reconhecer Cármen Pereira, como um “destacado”  Combatente de Liberdade de Pátria  que deve ser seguida por todos, particularmente pelas mulheres.

Momentos depois da cerimónia solene de homenagem aos restos mortais de Carmen Pereira, o deputado Mário Dias S
ami disse à reportagem da ANG, que é “difícil” falar duma pessoa como Cármen Pereira que foi uma “grande figura” do Estado da Guiné-Bissau.

Dias Sami afirmou que a sociedade guineense em geral e, em especial, a classe feminina, tem a ganhar se seguir o exemplo desta antiga combatente pela independência da Guiné-Bissau.

Também, em declarações à ANG, Certório Biote, Líder da Bancada Parlamentar do Partido da Renovação Social, lembrou Cármen Pereira como “destacado dirigente e uma batalhadora pela causa do país”.

Por isso, entende que os guineenses “devem seguir o exemplo desta mulher que tudo deu”  em prol da Guiné-Bissau.

Ainda sobre a morte de Cármen Pereira, ocorrida no sábado passado, a Cruz Vermelha da Guiné-Bissau, em  mensagem de condolências, lembrou o papel  dessa mulher, na qualidade de sua primeira Presidente, na criação de bases para a sua edificação e na afirmação internacional desta organização humanitária. 

Para além dos deputados, estiveram igualmente presentes na sede da ANP, os dirigentes e militantes do seu partido, PAIGC,  embaixadores, representantes de várias instituições nacionais e internacionais e pessoas anónimas.

Quem também esteve no acto, foi a viúva do Amílcar Cabral (fundador das nacionalidades guineenses e cabo-verdianas), Ana Maria Cabral.

Cármen Pereira, destacada Combatente de liberdade de Pátria, esteve muitos anos na companhia do pai da nação guineense, Amílcar Cabral, durante a luta pela independência.

 Nasceu no dia 22 de Setembro de 1936, em Bissau e desempenhou várias funções estatais, com destaque para o cargo da Presidente da Assembleia Nacional Popular, parlamento guineense, entre os 77 e 89.

ANG/QC/SG 


Sem comentários:

Enviar um comentário