sexta-feira, 17 de junho de 2016

Saúde pública


Aparelho de “scaner corporal” inaproveitado no Hospital Militar
 
Bissau,17 Jun 16(ANG) - O Hospital Militar Principal, Amizade Chino Guineense dispõe, há mais de dois anos, de  aparelho de Tomografia Axial Computorizada (T.A.C.) vulgo ESCANER, mas esse aparelho não esta ser útil nem para a população nem para o pessoal médico.

Aparelho Tomografia
Segundo a rádio Sol Mansi que cita o médico, Agostinho Mancabú, desse hospital, a inoperacionalidade do aparelho se deve a dificuldades de língua, ou melhor de comunicação entre os médicos chineses e guineenses sobre a forma de funcionamento.

“Existe este aparelho no país e poucas pessoas sabem disso. Deparamos ainda com a falta de técnicos guineenses qualificados para manejar a máquina", afirmou.

Aquele responsável sublinhou que é urgente a formação do pessoal na área do diagnóstico da patologia para que a população seja melhor assistida, a fim de se evitar deslocações a vizinha Ziguinchor, no Senegal a procurar do mesmo serviço.

A tomografia Axial Computorizada (TAC) é um exame complementar de diagnóstico por imagem do corpo do paciente.

É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X. ANG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário