sexta-feira, 17 de junho de 2016

Dia Mundial contra Desertificação


Ban ki Moon faz um retrato negro da situação

Bissau, 17 Jun. 16 (ANG) - O Secretário-geral das Nações Unidas afirmou que a degradação das terras, o declínio da fertilidade dos solos, a utilização irracional da água, a seca e o empobrecimento da biodiversidade são responsáveis diretos da má alimentação crónica de cerca de 80 milhões de pessoas no mundo.

Na sua mensagem alusiva ao Dia Mundial de Combate a Desertificação e a Seca que esta sexta-feira se assinala, Ban ki Moon advertiu que nos próximos 25 anos, a degradação das terras poderá baixar a produtividade alimentar mundial para 12 por cento, o que, segundo este responsável internacional, causaria um aumento de 30 por cento dos preços dos produtos alimentares.

Ainda, de acordo com o Secretário-geral da ONU, ausência, a longo prazo, de solução dos problemas da desertificação e da degradação das terras, não terão somente um impacto nas disponibilidades alimentares, mas também no aumento as migrações e constituirão uma ameaça a estabilidade de muitas nações e regiões no mundo.

Por sua vez, a Secretária Executiva da Convenção das Nações Unidas de Combate a Desertificação e a Seca afirmou que no ano passado, 193 países comprometeram a alcançar a neutralidade em matéria de degradação das terras daqui à 2030.

Monique Barbut, acrescentou que esta meta significa tomar o engajamento de manter a superfície das terras produtivas disponíveis nos diferentes países durantes 15 anos.

Este ano, o Dia Mundial de Combate a Desertificação e a Seca tem como lema: “Proteger o planeta. Restaurar os solos. Mobilizar as populações.
ANG/QC/ÀC


Sem comentários:

Enviar um comentário