quarta-feira, 22 de junho de 2016

Função Pública



                          Dia Africano é assinalado quinta-feira, em Bissau

Bissau,22 Jun 16(ANG) - A Guiné-Bissau vai celebrar na quinta-feira, dia 23 , o Dia Africano da Função Pública, data instituída desde 1994, na cidade de Tanger(Marrocos) e que anualmente se comemora em todo o continente africano.

Em mensagem alusiva a data difundida hoje à imprensa, o ministro da Função Pública Trabalho e Segurança Social, Tumane Baldé disse que no país, o lema escolhido para assinalar a efeméride é "A Função Pública entre avanços e recuos ao serviço dos guineenses".

O governante sublinhou que na cerimónia a ser presidida pelo Primeiro-ministro serão apresentados o Programa de Assistência Técnica do PNUD e da União Europeia em relação a Reforma no sector da Administração Pública, a Carta Africana relativa aos valores e princípios dos serviços e da Função Pública, o novo Quadro Legislativo ao nível do Sistema de Segurança Social, entre outras.

O ministro da Função Pública, Trabalho e Segurança Social afirmou que o objectivo da apresentação dos referidos programas é  de agrupar os principais actores da máquina administrativa para, em pé de igualdade, disporem de  informações e das grandes opções transformadoras já aprovadas, e que  precisam do concursos de todos os funcionários e agentes políticos para a sua efectivação.

"É por isso que, efectivamente o lema escolhido faz todo o sentido pois reflecte a realidade da nossa Administração Pública com os seus funcionários, tipos de processos e procedimentos, infraestruturas entre outros", disse.

Tumane Baldé frisou que, certamente, não é uma boa Administração Pública que assim continua com as grandes conflitualidades e injustiças que afectam a sociedade guineense e que continuam a ganhar condições de perenidade cada vez maiores.

"Agora estou-me dirigindo a você que é funcionário público. Faça do seu  melhor para tirar o país da letargia em que se encontra, para que em conjunto possamos somar as sinergias no sentido de inverter a situação", apelou.

Disse que o lema escolhido carrega o simbolismo de reconhecimento do nível do Estado do funcionalismo público da Guiné-Bissau que ainda esta  longe de servir mais e melhor o país. ANG/ÂC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário