segunda-feira, 6 de junho de 2016

Crise política


CEDEAO nomeia delegação presidencial para avaliar a situação

Bissau, 06 Jun 16(ANG) - Os chefes de Estado e de governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciaram, em comunicado, a criação de uma delegação presidencial para avaliar a crise política na Guiné-Bissau.

A delegação inclui os presidentes da Guiné-Conacri, Senegal e Serra Leoa e deverá "encontrar-se com as partes interessadas na crise política da Guiné-Bissau, a fim de avaliar melhor a situação no país", refere a organização.

A criação da delegação foi anunciada no comunicado final da 49.ª conferência de chefes de Estado e de governo da CEDEAO, realizada no sábado, em Dacar, capital do Senegal.

Os países da África Ocidental exprimiram "profunda preocupação com a persistência da crise na Guiné-Bissau", colocando "em risco a implementação dos compromissos assumidos pelos parceiros de desenvolvimento" no encontro de doadores de 2015.

Na altura, o governo da Guiné-Bissau apresentou um plano de desenvolvimento a cinco anos que recebeu promessas de apoio financeiro no valor de mil milhões de euros.

"A Conferência convida o Governo e a oposição para encontrarem soluções para todos os litígios, em conformidade com os procedimentos da Constituição", acrescentaram os participantes no comunicado final do encontro.

Os chefes de estado e de governo decidiram ainda prorrogar por um ano a missão da ECOMIB, força militar e policial de vários países da CEDEAO, estacionada na Guiné-Bissau desde o golpe de Estado de 2012, com o propósito de estabilizar o país.

Foi também decidido encetar contactos com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) com vista à organização de uma reunião do Grupo Internacional de Contacto da Guiné-Bissau.

A conferência serviu para o novo presidente da comissão da CEDEAO (cargo rotativo) prestar juramento. Trata-se do Beninense Alain Marcel de Souza, ex-candidato presidencial naquele país e quadro do Banco Central da África Ocidental.

ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário