Primeiro de Junho assinalado com fraca participação das crianças em algumas escolas
Bissau, 01 jun 16 (ANG) - As escolas do ensino básico da capital nomeadamente, “Patrice Lumbumba” e “ Amizade Guiné-Bissau / Suécia” sentiram os reflexos das dificuldades financeiras nas festividades do dia Dia Internacional das crianças.
Em declarações à ANG, o Director da escola "Patrice Lumbumba", lamentou a fraca participação das crianças nas actividades comemorativas do primeiro de Junho na sua escola devido as dificuldades financeiras alegadas pelos pais e encarregados de educação para justificar o não pagamento das contribuições solicitadas a cada aluno.
Braima Mané acrescentou que, apesar de tudo ,a sua instituição assinalou a data no período de manhã com um gesto simbólico de içar da bandeira acompanhado de entoação do hino nacional à frente da escola.
"Seguiu-se depois um pequeno evento cultural e recreativo e que juntou as crianças e alguns adolescentes que estudam nos diferentes períodos do 1º , 2º e 3º ciclos", acrescentou.
Por sua vez, a Directora da escola do Ensino Básico "Amizade Guiné-Bissau / Suécia" disse que a festa de primeiro de Junho não passou despercebida, naquela escola porque organizaram um pequeno lanche para as crianças, no qual participaram somente os meninos que estudam no 1º ano á 4º ano do primeiro ciclo e alguns adolescentes do segundo ciclo.
Valentina Joaquim Ferreira disse que para tal foram realizadas palestras sobre “o dever e direitos das crianças” e actividades desportivas e académicas (perguntas e respostas referentes ao contexto do Dia Internacional das crianças).
Valentina apelou, na ocasião, aos pais e encarregados de educação para colaborarem no acompanhamento dos seus filhos nos estudos como forma de controlar as suas actividades escolares.
ANG/PFC/JAM/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário