“Tabaco mata seis milhões de indivíduos anualmente”, diz Ban Ki-moon
Bissau, 01 Mai. 16 (ANG) -“Os cigarros e outros produtos derivados do tabaco matam quase 6 milhões de pessoas todos os anos” no mundo.
Estes dados foram avançados pelo Secretário-Geral das Nações Unidas em mensagem sobre o “Dia Mundial sem Tabaco” assinalado terça-feira.
Segundo um comunicado da UNIOGIB à que a ANG teve acesso, Ban Ki-moon, disse que a ONU está a dar o seu apoio à uma “medida simples”, com eficácia comprovada na redução da procura destes produtos, com a simplificação da embalagem dos produtos do tabaco.
Ban Ki-moon indicou que o uso do tabaco é uma das maiores causas de doenças não transmissíveis evitáveis, tais como o cancro, doenças cardíacas e pulmonares.
Fez questão de recordar aos Estados o compromisso , em prol do fortalecimento da implementação da Convenção-Quadro da Organização Mundial de Saúde para o Controlo do Tabaco em todos os países, com vista à redução do número de pessoas que o usam .
Por isso, no Dia Mundial Sem Tabaco, o Secretário-Geral das Nações Unidas apela aos governos de todo o mundo “para se prepararem para a embalagem simples”, com vista à redução da actratividade dos produtos do tabaco.
ANG/QC/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário