Previsões anunciam que vai haver pouca chuva nos primeiros três meses da época
Bissau, 03 Jun 16 ANG) - O Director de Serviço da Rede da Observação Meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (INM- GB), Tcherno Luís Mendes, disse hoje que o país vai ter pouca chuva nos primeiros três meses, nomeadamente, Junho, Julho e Agosto
Essa previsão foi transmitida à imprensa durante a apresentação da restituição das previsões sazonais de precipitação, agro-climáticas e hidrológicas para os países sudano-sahelianos e o pais Centro Africano, relativamente a campanha agrícola dos anos 2016 e 2017.
Tcherno Luís Mendes frisou porém que a partir do mês de Setembro a situação vai voltar à normalidade.
Mendes admitiu entretanto que esta situação pode vir a sofrer alterações.
Para evitar grandes prejuízos junto dos agricultores, Luís Mendes aconselha o recurso à plantações de ciclo curto ou médio.
Perguntado o porquê de não estarem a prever as condições climáticas nos últimos tempos, o Director de Serviço da Rede da Observação Meteorológico Nacional disse que o problema se deve a falta de meios financeiros.
“Temos os nossos materiais junto a ASECNA(no aéroporto de Bissalanca) onde fazíamos as previsões em conjunto. Mas como vamos lá chegar uma vez que nem combustível temos para a única viatura que temos e que também é utilizado pelo Presidente do Instituto da Meteorologia? Por isso suspenderam as previsões diárias até que a situação se altere”,explicou.
ANG/MSC/JAM/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário