segunda-feira, 31 de julho de 2017

Arroz



Empresários  pretendem importar 50 mil toneladas  para abastecer o mercado

Bissau, 31 Jul 17 (ANG) – Um grupo de empresários nacionais pretende importar cerca de 50 mil toneladas de arroz para abastecer o mercado interno até Janeiro do próximo ano, disse hoje o seu porta-voz.

 Agnelo Regala Lima Gomes vulgo (Nelito) que falava a saída do encontro mantido com o Chefe do Estado, José Mário Vaz disse que o grupo foi apresentar  a preocupação da Câmara do Comercio, Agricultura, industria e Serviços ao Chefe do Estado sobre o nível de escassez dos stocks de arroz no país.

Explicou que as importações do arroz serão feitas em duas tranches, porque o porto de Bissau não consegue receber navios de grande porte.

Garantiu que a situação de escassez do arroz no mercado interno pode piorar até Fevereiro do próximo ano, por isso o Presidente da República convocou os empresários e banqueiros a fim de encontrar uma solução.

Nelito Gomes disse que os bancos estão dispostos a emprestar dinheiro aos operadores e empresários, mas que  falta discutir as modalidades para agilizar as operações. 

O empresário afirma que o desafio está lançado, almejou que haja esforços de ambos os lados - operadores económicos, bancos e o próprio Estado.  

ANG/JD/SG

Desporto/futebol



Vinte e oito clubes exigem demissão do Presidente da FFGB

Bissau, 31 Jul 17 (ANG) – Dirigentes de 28 clubes de futebol  exigiram no último fim-de-semana a demissão do actual Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFDG) Manuel Irenio Nascimento Lopes a quem relacionam com alegada corrupção na instituição que dirige .

De acordo com o porta-voz do grupo contestatário, Sadjo Seidi a época desportiva 2016/2017 teria decorrido sem um orçamento, pelo menos, tenha sido  publicamente debatido e aprovado.

“À nós, clubes que suportam a FFGB, não fomos apresentados relatório e nem contas de montante gasto pela FFGB, assim, depois de uma reunião de concertação, achamos por bem retirar confiança a actual Direcção da FFGB”, disse o Porta-voz.  

Por outro lado , segundo Sadjo Seidi, os “28” exigem o esclarecimento cabal das denúncias de corrupção que impendem sobre alguns elementos da Direcção da FFGB.

O colectivo exige ainda, segundo o porta-voz, um posicionamento firme do Ministério da Cultura e Desporto enquanto tutela, em relação ao que se passa na FFGB.

Sadjo Seidi encorajou por outro lado ao ministério publico a prosseguir com a investigação e para esclarecimento cabal das denúncias publicamente apresentadas.

Abordado pela ANG sobre a posição deste grupo, um membro do Comite Executivo da FFGB relegou para mais tarde uma reacção sobre o assunto, alegando que  até agora a federação não foi notificado sobre nada pelo grupo contestatário.

 ANG/LLA/JAM/SG

     

Banca



Delegação financeira do Mali  procura solução para BDU

Bissau, 31 Jul 17 (ANG) – O Presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Mali (BDM) afirmou hoje no final de uma audiência com o Presidente da República, que este se comprometeu a fazer tudo para resolver a situação de crise que assola o Banco da União(BDU), em Bissau.

“Queremos juntamente com as autoridades nacionais encontrar uma solução que ajude o BDU a ultrapassar o problema de créditos”, disse  à imprensa Ahmed Mohammed Hamani sem especificar o tipo de crédito a que se refere.

Este responsável maliano disse que durante o encontro com José Mário Vaz advertiram a este de que o BDU pode  de vir a ser penalizado pelas instituições de controlo financeiro da sub-região devido ao problema acima citado.

“O Presidente da República e o Ministro das Finanças devem trabalhar para encontrarem uma solução rápida que tire o BDU da situação da crise em que se encontra”, deplorou Ahmed Mohammed Hamani que esclarece que a sucursal guineense é suportado pelo BDM desde 2012

Entratanto, avisou que a BDM poderá vir a retirar o apoio que presta ao BDU  se persistir o clima de incerteza traduzida nos créditos contraídos neste estabelecimento bancário em Bissau. 

ANG/MSC/JAM/SG