terça-feira, 25 de julho de 2017

Óbito


Governo promove a título póstumo o combatente Tchabo Djata à Major General

Bissau, 25 Jul 17 (ANG) – O ex-inspector-Geral do Ministério do Interior, Tchabo Djata, que hoje foi a enterrar no cemitério de Antula, foi promovido, a título póstumo, à  Major General pelo Primeiro-Ministro, Umaro Sissoco Embaló.

Durante as exéquias fúnebres do malogrado combatente da liberdade de pátria, que teve lugar nas instalações do Ministério do Interior, o chefe do governo qualificou o extinto de património nacional por tudo o que fez em prol da independência e desenvolvimento do país.

“O Ministério do Interior acaba  de perder um dos seus melhores filhos”, lamentou Sissoco Embaló enquanto entregava a viúva a nova patente do ex-comissário Adjunto da Policia de Ordem Publica (POP, que durante cerca de dois anos foi um dos instrutores das forças armadas de Cabo-Verde, na década de 70.

Tchabo Djata, que nasceu a 5 de Julho de 1941, aderiu a luta armada em 1962 e durante o seu percurso profissional ocupou varias funções sobretudo a nível das forcas de segurança, desde chefe de esquadra até a ao cargo de comissário geral adjunto, tendo em 2010 atingido a idade limite e assim ido para reforma com patente de Brigadeiro General.

As cerimónias fúnebres de Tchabo Djata, que faleceu desde o passado dia 21 do mês em curso vítima de doença, contaram com presença de familiares, amigos, membros do governo, corpo diplomático e conselheiros do Presidente da República.


ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário