quinta-feira, 20 de julho de 2017

Crise política


“País continua dividido e novas eleições não vão resolver problema”, diz CPLP

Bissau,20 Jul 17(ANG) - A secretária executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, afirmou que a Guiné-Bissau permanece dividida e nem a realização de novas eleições vai resolver o impasse político.

“A situação na Guiné-Bissau é muito complicada. É um país que infelizmente vive uma situação de crise política que se arrasta há muitos anos, que não se resolveu com eleições. Fica sempre esta dúvida, mas a situação é de tal forma complexa que só os guineenses podem encontrar uma saída”, disse, em entrevista à agência Lusa.

Maria do Carmo Silveira, que participa em Brasília (Brasil)  na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros do bloco lusófono, contou que na última visita ao país africano, em abril, constatou “muito ressentimento e falta de diálogo” entre a liderança.

“Encontrei um país muito dividido, em que há uma situação muito complicada, que exige que os principais atores políticos se sentem a mesa, dialoguem e encontrem uma saída. Fiquei, por outro lado, com a impressão de que ainda há ressentimentos muito profundos”, afirmou.

“Ainda existe dificuldade em criar uma plataforma para o diálogo. Encontrei posições muito extremadas que estão a inviabilizar esse mesmo diálogo”, concluiu a secretária da CPLP.

A responsável frisou que, mesmo à distância, a CPLP vai continuar a acompanhar a situação na Guiné-Bissau.

A crise política complicou-se desde as últimas eleições, com um afastamento entre o partido vencedor das legislativas, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Presidente da República, José Mário Vaz.

ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário