quinta-feira, 13 de julho de 2017

Campanha agrícola 2017/2018



              Autoridades confirmam “ atraso” nos cultivos nas regiões

Bissau, 13 Jul17 (ANG) – “ Há um grande atraso nas actividades de lavoura em quase todas as regiões” da Guiné-Bissau.

A conclusão consta no “Boletim Agro-Hidro-Meteorológico de Seguimento da Campanha Agrícola 2017/2018” relativo aos meses de Maio e Junho últimos.

De acordo com este documento elaborado pelos técnicos de diferentes instituições públicas ligados ao sector,  muitos campos foram desmatados mas ainda continuam sem serem cultivados.

Sobre a situação fitossanitária, o estudo garante que é “calma”, apesar de existir infestações de gafanhotos nas culturas de mandioca, caju, jaca e citrinos na região de Tombali (Sul).

No que tange as condições agro-climáticas na produção agrícola, lê-se que “ a partir de Junho é que as condições foram propícias “ e que alguns camponeses, sobretudo de leste do país, é que aproveitaram as chuvas para a lavoura. 

Por isso, acrescenta o estudo, “actualmente essas culturas estão em fase de ramificação”.
Perante estes factos, o comité técnico público recomenda, entre outros, aos agricultores o  respeito ao calendário agrícola, tendo em conta a previsão sazonal agro-climática.

Ao Ministério da Agricultura é recomendado o  aumento do número de tractores para a Campanha Agrícola 2018/2019, “devido a elevada solicitação dos camponeses, sobretudo nas regiões de Bafatá e Gabú”, leste da Guiné-Bissau.

Por fim, os técnicos nacionais ligados ao sector agrário, pedem também a intervenção do governo, no combate aos gafanhotos na região de Tombali (sul), para se evitar a sua propagação para outras zonas do país.

A ANG apurou que as Delegacias Regionais da Agricultura estão a distribuir sementes de várias culturas aos camponeses um pouco por toda a Guiné-Bissau.  
ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário