quinta-feira, 13 de julho de 2017

Sociedade

Governo e parceiros estudam mecanismo demográfico do país

Bissau, 13 Jul 17 (ANG) – O ministério da Juventude e Emprego em colaboração com o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), procederam hoje ao lançamento do “Dividendo Democrático da Guiné-Bissau”, num ateliê de dois dias.

Ao falar na sessão de abertura do referido seminário, o ministro da Juventude e Emprego disse que o executivo tomou a iniciativa de promover o encontro para que, em conjunto com os seus parceiros de desenvolvimento, estudar as possibilidades e  vias para a captura do dividendo demográfico cujo foco se encontra na população .

Doménico Sanca disse que a humanidade despertou-se sobre a necessidade de aproveitar as potencialidades da população e transformá-las em activo.

“Para manter o seu nível de vida a população activa deve mobilizar os recursos suficientes pra exercer três responsabilidades capitais que são: a satisfação das suas necessidades materiais, o financiamento das  transferências públicas e privadas, bem como a poupança de  recursos suficientes para financiar as suas próprias necessidades, na idade adulta”, explicou.

De acordo com o governante que cita o Instituto Nacional de Estatística de 2013, a dinâmica da população guineense, na faixa etária de 0 a 14 anos de idade continuará a diminuir ligeiramente, passando de 43,9 por cento em 1979 para 40 por cento em 2030.

Sanca sublinhou que a percentagem da população em idade activa aumentará em 6,5 por cento passando de 51,4 por cento em 79 para 57,9 por cento em 2030, acrescentando que em termos absolutos, a população guineense duplicou num período de 20 anos entre dois sensos o de 1979 e o de 2009.

Frisou que a população nacional passou de quase 800 mil habitantes para cerca de 1 milhão e meio e que as projecções para os próximos anos continuarão a crescer a um ritmo elevado podendo atingir o número de 2 milhões de pessoas até dois mil e trinta.

Por seu turno, a representante do Fundo das Nações Unidas para a População na Guiné-Bissau (UNFPA), disse que o evento tem como objectivo principal a advocacia junto dos decisores políticos do país em favor da questão da juventude, bem como o reforço da capacidades nacionais em fazer o melhor aproveitamento do dividendo demográfico.

Kourtoum Nacro disse igualmente que a formação vai reforçar a capacidade dos técnicos nacionais, tendo referido que o ateliê está a ser realizado noutros países da sub-região e serve também para o  reforço da importância que a faixa etária entre 15 a 65 anos representa para impulsionar o país para  um bom crescimento económico.

“A referida faixa etária da população pode ser fundamental no desenvolvimento de uma nação se lhes forem oferecidas boas infra-estruturas de saúde, instrução e educação, pleno emprego e oportunidades de gerar rendimentos que permitem a redução da dependência económica “, disse.  

ANG/MSC/ÂC








Sem comentários:

Enviar um comentário