quarta-feira, 12 de julho de 2017

Portugal



         Costa prepara “mini-remodelação”, mas ministros estão seguros

Bissau, 12 Jul 17 (ANG) - Depois das demissões dos secretários de Estado da Internacionalização, dos Assuntos Fiscais e da Indústria, há mais saídas a caminho no Governo, mas os ministros que têm estado na “corda bamba”, por causa de Pedrógão Grande e de Tancos, estão seguros.
 
Estes dados foram avançados ao Diário de Notícias por uma fonte do gabinete do primeiro-ministro depois de anunciadas as saídas dos secretários de Estado Jorge Costa Oliveira (Internacionalização), Fernando Rocha Andrade (Assuntos Fiscais) e João Vasconcelos (Indústria).

Os três governantes pediram demissão na sequência do GalpGate”, tendo solicitado para serem constituídos arguidos no âmbito do processo criminal que investiga as viagens a França, realizadas durante o Euro 2016, e pagas pela Galp.

Nos próximos dias, vão sair do Governo outros “secretários de Estado que já tinham pedido para sair, por razões pessoais ou profissionais”, avança o DN, com base numa fonte do gabinete de António Costa.

O jornal assegura ainda que os ministrosestão todos de pedra e cal, incluindo os detentores das pastas da Administração Interna e da Defesa, Constança Urbano de Sousa e Azeredo Lopes, envolvidos nas polémicas do  incêndio  em Pedrógão Grande e do  assalto à base militar de Tancos.

Também Marques Mendes, no seu espaço de comentário na SIC, avança com a ideia de mini-remodelação” no Governo, considerando que “é provável que saiam mais alguns secretários de Estado”.

“Esta mini-remodelação deverá acontecer daqui a duas semanas, provavelmente depois do debate do Estado da Nação”, refere ainda o ex-líder do PSD, realçando que estarão em causa saídas “anteriormente previstas, por questões pessoais”.

Quanto a remodelação de ministros, só depois das autárquicas, vaticina o comentador da SIC.
Sobre as saídas dos três Secretários de Estado envolvidos no “GalpGate”, Marques Mendes diz que “fizeram bem” em demitir-se, mas avisa que estas “baixas” representamum rombo em postos-chave do Governo.

Quanto a Rocha Andrade, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, já veio dizer que esta saída poderá atrasar o processo de negociação do próximo Orçamento do Estado.

“Tudo vai depender do entendimento do próximo secretário de Estado, que pode ser diferente e poderá obrigar ao recomeço e regresso à mesa das negociações”, disse à agência Lusa Paulo Ralha.

As demissões de Jorge Costa Oliveira, Fernando Rocha Andrade e João Vasconcelos surgiram no seguimento de notícias de que haveria várias pessoas constituídas arguidas no âmbito da investigação criminal ao “GalpGate”, entre as quais  está um assessor económico do primeiro-ministro, Vítor Escária.

Em causa está o possível crime de recebimento indevido de vantagem.
António Costa já comentou as saídas dos Secretários de Estado, notando, em declarações ao  Público, que não podia negar-lhes esse direito.

“Na semana passada, foram constituídos arguidos dois chefes de gabinete, os secretários de Estado acharam que deviam, eles próprios, tomar a iniciativa de requererem a sua constituição como arguidos e poderem exercer o seu direito de defesa“, explica ainda o primeiro-ministro.

Costa acrescenta que aceitou a demissão “apesar de não ter sido deduzida pelo Ministério Público qualquer acusação” contra eles, “nem consequentemente uma eventual acusação ter sido validada por pronúncia judicial”, conforme nota enviada pelo primeiro-ministro à Lusa.

O PSD já veio  questionar o momento político para estas demissões que acontecem um ano depois de a polémica ter estalado. ANG/ZAP // Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário