quarta-feira, 12 de julho de 2017

Saúde



“Aumento de mosquitos não compromete estratégias de combate ao paludismo” diz Coordenador do PNLP 

Bissau,12 Jul 17 (ANG) – O Coordenador do Programa Nacional de Luta Contra o Paludismo (PNLP) assegurou hoje que o fluxo de mosquito que se regista neste momento no país não irá comprometer as estratégias de combate ao paludismo e nem tão pouco no aumento de casos.
 
Paulo Djata que falava em exclusivo à ANG em reacção aos receios de  alguns cidadãos sobre as possibilidades  de o aumento de mosquitos  contribuir na multiplicação  de casos de paludismo na Guiné-Bissau, recusou esta possibilidade.

O coordenador justificou a sua afirmação com eficácia de estratégias adoptados pelo governo para combater o paludismo,  e ,contudo, recomendou o uso de mosteiros impregnados e distribuídos recentemente pelo governo, para se livrar das picadas  dos mosquitos.

Recomendou  ainda  o uso, a noite, de calças e camisas de mangas compridas como forma de se protegerem dos mosquitos, a pulverização da casa com insecticida,  e não convivência com água estagnada.

Relativamente ao apelo feito por parte de alguns cidadãos sobre pulverização  dos bairros de cidade de Bissau, o coordenador do Programa disse que tal accão  não consta no plano de combate ao paludismo, porque para além de ser custoso é um processo que, se iniciado e não pode ser parado.
 Ainda sobre as  estratégias de combate ao paludismo, Paulo Djata revelou que para além da campanha de distribuição de mosquiteiros impregnados, continuam a fornecer os mesmos às mulheres grávidas e crianças recém-nascidas, bem como o uso de medicamentos nas crianças de zero a cinco anos.

Por outro lado, o Coordenador do Programa Nacional de combate ao paludismo anunciou para breve o início de distribuição de medicamentos antipalúdico para crianças de zero a cinco anos na província leste do país, por ser uma zona com  maior número de casos de paludismo.

 ANG/LPG/JD/SG
    


 

Sem comentários:

Enviar um comentário