sexta-feira, 28 de julho de 2017

Política



Movimento Bafa-ta defende revisão da Constituição 

Bissau 28 Jul 17 (ANG) – O Presidente do Partido Resistência da Guiné-Bissau Movimento Ba-fatah (RGB-MB), defendeu quinta-feira a necessidade de revisão da Constituição da República com vista a resolver os conflitos que abala o país nos últimos tempos.

Citado pela Rádio Jovem, Fernando Mendes que falava por  ocasião do 31º aniversário do seu partido  apontou lacunas e aspectos na lei magna da Guiné-Bissau que carecem da regulação, o que, segundo disse tem estado a provocar conflitos entre instituições democraticamente eleitas.

“Exemplo disso é a actual crise que opõe o Presidente da República ao Partido Africano da Independência da Guine e Cabo-Verde (PAIGC),por isso é muito importante avançar neste aspecto com vista a combater os males que assolam o país “,disse.

 Fernando Mendes destacou que o partido vencedor das últimas eleições está profundamente dividido desde o conflito militar de 1998 ou talvez desde o golpe de Estado de 1980 o que condiciona o desempenho do papel do Estado”, frisou.

Analisando a vida actual do partido,  Mandes disse que a RGB não vai tolerar que a Guiné-Bissau continue a ser adiada, salientando que estão pronto para começar uma nova fase na luta política pelos valores da tolerância, dignidade, do Estado e da nação.

O político exigiu as partes em diferendo um diálogo político franco para solucionar a presente crise que já dura há muito tempo.

A RGB-MB foi fundada em 27 de Julho de 1986, em Lisboa por quadros guineenses incluindo o actual Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, Hélder Vaz . 

ANG/MSC/SG






Sem comentários:

Enviar um comentário