terça-feira, 4 de julho de 2017

Sociedade


  Inconformados pedem ao Presidente da República eleições gerais em 2018

Bissau,04 Jul 17(ANG) - O Movimento de Cidadãos Inconformados com a crise política na Guiné-Bissau voltou segunda-feira a pedir ao Presidente da República , José Mário Vaz, que renuncie ao cargo e convoque eleições gerais já em 2018.

Para o Movimento, esta seria «a única saída para crise política» que, dizem ter sido “criada e é alimentada” pelo Presidente guineense.

Sumaila Djaló, um porta-voz do Movimento, constituído essencialmente por jovens, informou aos jornalistas que entregaram segunda-feira no Palácio da Presidência uma carta aberta dirigida ao chefe do Estado na qual exortam José Mário Vaz a deixar o poder.

«A nosso ver é a única saída que resta ao cidadão José Mário Vaz, como político, para se salvar de uma crise que ele mesmo criou», sustentou Djaló.

Djaló explicou também que a carta é a resposta ao repto do Presidente guineense, que disse estar aberto a receber contribuições dos cidadãos para a saída da crise política que assola o país há cerca de dois anos devido à persistência de divergências entre os partidos do parlamento.

Além da renúncia ao cargo do chefe do Estado, os Inconformados também exortam José Mário Vaz a demitir o governo do primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, que acusam de ser inconstitucional, e a nomeação de um novo executivo que teria como missão principal a preparação das próximas eleições gerais em 2018.
ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário