quinta-feira, 6 de julho de 2017

Safim/infraestruturas



Concluídas obras de reabilitação, mercado entra em funções

Bissau, 06 Jul 17 (ANG) – O Mercado de Safim, em obras de reabilitação desde finais de marco do ano em curso, reabriu as portas hoje, depois de concluídos os trabalhos.

A cerimónia de reinauguração daquele espaço, rebaptizado como o nome de Lona Namberra foi presidida pelo Administrador daquele sector, Libânio Gomes Dias que na ocasião destacou algumas iniciativas ainda em curso visando mudar o aspecto visual de Safim.

“Vocês são testemunhas hoje do enchente de utentes neste mercado”, regozijou-se o edil do sector de Safim que sublinha que o facto se deve as novas condições que o espaço apresenta, muito diferente das do anterior à estas obras, que incluem o seu alargamento, a vedação e construção de casas de banho.

A feira dispõe agora de   água canalisada, um agente de segurança, e um  portão central de acesso, além de nova pintura e de um novo espaço destinado aos tradicionais “Lumos”.
De acordo com Libânio Dias, a nova infra-estrutura vai impulsionar a actividade comercial  local, particularmente o desenvolvimento de pequenas actividades por parte das mulheres e contribuir para a redução da pobreza.

Meta Sonco, uma comerciante no mercado elogiou o desempenho da administração local pelas iniciativas empreendidas em prol do desenvolvimento de Safim, tendo contudo solicitado a colocação de tanques para a recolha de lixos, e o reforço de segurança.

A par do mercado, a administração local procedeu ao trabalho de melhoramento do matadouro de Safim, com a criação de mínimas condições higiénicas para o desempenho dos magarefes.

“Tudo isso graças aos esforços internos, ou seja, as obras foram financiadas com parte de receitas recolhidas pela administração”, disse Libânio Gomes Dias que nega ter recebido qualquer financiamento externo para o efeito.

 “Lona Nambera” ,nome dado ao mercado, foi o primeiro administrador de Safim e em cuja administração se construiu o referido espaço, logo após a Independência da Guiné-Bissau.

ANG/JAM/SG

  

Sem comentários:

Enviar um comentário