segunda-feira, 25 de março de 2019

Angola


                          Governo quer imprensa verdadeiramente pública

Bissau, 25 mar 19 (ANG)  - O ministro da Comunicação Social, João Melo, afirmou, em Luanda, que o seu pelouro vai trabalhar para tornar as empresas do sector cada vez mais públicas e menos governamentais.
Ao intervir no acto de encerramento da Conferência Internacional sobre os Desafios da Comunicação Social angolana, disse pretenderem marcar esse passo de forma gradual.
O governante apresentou os eixos prioritários do seu programa e assumiu quatro compromissos para reestruturar o sector.
Entre os compromissos constam o reforço da manutenção de um sistema de comunicação social aberto e plural, bem como a melhoria da situação social dos profissionais do sector.
João Melo anunciou que vão trabalhar para aumentar a credibilidade da imprensa pública, promover acções para reestruturar e modernizar os órgãos públicos, além de fomentar a imprensa privada, regional e local.
Manifestou a disponibilidade do sector para articular e colaborar na melhoria das condições socioprofissionais de todos os jornalistas e dialogar com o Sindicato dos Jornalistas Angolanos, tendo em vista a resolução dos problemas da classe.
O ministro sublinhou, por outro lado, que a credibilidade dos órgãos públicos aumentou em 2018, o que constitui motivo de satisfação e aumenta a responsabilidade da classe.
Num outro sentido, apelou para o resgate do espírito investigativo nas redacções, que, no seu entender, há algum tempo se perdeu.
João Melo anunciou ainda que o seu pelouro vai trabalhar para dinamizar a comunicação institucional do Executivo e outros órgãos do Estado, na medida em que os órgãos públicos não têm espaço e tempo para difundir  todas as agendas desses órgãos.
A Conferência sobre os Desafios da Comunicação Social Angolana foi promovida pelo Ministério da Comunicação Social. Contou com a participação de profissionais de Angola, Portugal, Brasil, Cabo Verde, Estados Unidos, Reino Unido e Guiné-Bissau.
Esteve dividida em quatro painéis: Comunicação, Democracia e Regulação; Redes Sociais: Factor ou Ameaça à Democracia; Experiências Internacionais do Domínio da Imprensa Pública, e, ainda, Como Fomentar a Imprensa Privada, Local e Comunitária.
A conferência enquadrou-se num programa do Ministério que visa a melhoria da eficiência do sector e das empresas públicas. Desde a entrada em funções do novo Governo, em Setembro de 2017, as empresas públicas passam por um processo de reformas profundas no domínio da gestão e dos conteúdos.ANG/Angop



Sem comentários:

Enviar um comentário