sexta-feira, 29 de março de 2019

Saúde


      Centro de Prótese se depara com falta de espaço para atender   pacientes

Bissau, 29 mar 19 (ANG) - O único Centro de Prótese da Guiné-Bissau está a deparar-se com falta de espaço para maior atendimento de pacientes, alguns com necessidade internamento,  provenientes de diferentes regiões do país e de  países vizinhos.

Segundo à Radio Sol Mansi, a lamentação é do director do referido centro, João de Pina Araújo, em declarações à imprensa no acto de entrega de alguns materiais de locomoção às vítimas de minas na República do Senegal concretamente na região de Casamansa.

“O Centro de Prótese da Guiné-Bissau recebe pacientes de diferentes regiões do país assim como os da sub-região, por isso, é necessário mais espaço para que possamos atender melhor os nossos pacientes”, disse aquele responsável.

João de Pina Araújo explicou que actualmente estão internadas no Centro, 47 pessoas e que 15 das quais são suportadas pelo Centro e os restantes recebem apoio da organização não-governamental (AIDA) e  da Cruz Vermelha Internacional.

O director do Centro de Prótese informou que muitos pacientes vindos da República vizinha de Senegal alugam  casas para ficar porque o centro não tem espaço suficiente para os albergar.

Segundo Pina Araújo o  Centro atende cerca de 70 doentes por mês , nacionais e estrangeiros  vindos de Senegal, Guiné-Conacri e Gâmbia.

O Centro de Prótese da Guiné-Bissau , criado em 1989,situa-se no Bairro de Quelélé, arredores de Bissau e atende os doentes afectados com paralisia, acidente vascular celebrar (AVC), e pessoas que necessitam de próteses.

O referido Centro  ficou parado na sequência do conflito armado de 1998 à 1999, reabriu em 2004 e desde então, segundo Pina Araújo, “a procura tem vindo a aumentar tendo em conta a qualidade de serviço oferecido”.
ANG/AALS/AC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário