quarta-feira, 20 de março de 2019

Eleições legislativas


    Movimento da Sociedade Civil saúda partidos que conquistaram mandatos

Bissau, 20 mar 19 (ANG) - O Movimento Nacional da Sociedae Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento(MNSCPDD) saudou  os partidos políticos que o povo confiou mandatos para o representar na Assembleia Nacional que são PAIGC, Madem G-15,PRS, APU-PDGB, PND e UM, em comunicado à imprensa emitido no último fim de semana.
Presidente do Movimento da Sociedade Civil

O Movimento ainda felicitou o PAIGC na qualidade de vencedor das eleições desejando-lhe maiores sucessos na governação.

Esta  organizacção da sociedade civil guineense sustenta  que a nova configuração parlamentar exige do  próximo governo, maior capacidade de diálogo e concertação permanente com todos  os partidos políticos com assento parlamentar, assim como os demais atores políticos, económicos e sociais, com vista a criação de grandes consensos em torno das reformas vitais que o pais tanto almeja.

Ao PAIGC e seus aliados no parlamento(APU-PDGB, PND E UM) pede maior responsabilidade na legislação  sobre grandes assuntos de interesse nacional e  à oposição parlamentar (Madem-GB e PRS) pede fiscalização da acção governativa.

O movimento justifica  as suas preocupações com  a “difícil situação conjuntural do pais, caracterizada pelas enormes carências sociais, tais como, as dificuldades de acesso a educação, saúde, água potável, energia eléctrica, as más  condições das infra-estruturas”, e ainda  as “precárias condições laborais que os trabalhadores guineenses enfrentam”.

O PAIGC venceu com maioria relativa as eleições mas já tem acordos com três outras formações com assento parlamentar, que  lhe garantem uma estabilidade parlamentar e governativa.

 O MNSCPDD exorta o PAIGC para eleger a igualdade de género como um dos critérios para a formação do próximo governo. ANG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário