quinta-feira, 21 de março de 2019

UE


                     Theresa May pede à UE adiamento  de Brexit até Junho
Bissau, 21 mar 19 (ANG) - A primeira-ministra britânica, Theresa May, pediu quarta-feira aos dirigentes europeus, um adiamento de 3 meses, para evitar ao seu país uma crise político-económica, tendo em conta que não há consenso sobre o acordo de divórcio.
O pedido surge à nove dias da data prevista do Brexit, quer dizer, a saída do Reino Uni
do da União Europeia.  
Os dirigentes dos países da União europeia, estão abertos a conceder uma "curta extensão" ao Reino Unido, mas com a condição de haver "uma votação positiva" dos deputados britânicos sobre o acordo de Brexit negociado, declarou,  o presidente do conselho europeu, Donald Tusk. 
A primeira-ministra, Theresa May, pediu um adiamento de três meses , portanto até 30 de junho, antes da saída do seu país da União europeia, que está prevista para 29 de março.
Nesse meio tempo a primeira-ministra espera ver o seu acordo negociado com a União europeia, aprovado pela câmara dos comuns.
Mas, Theresa May, não fixou nenhuma data, apesar de se falar na próxima semana, para mais esta enésima votação no parlamento britânico.
Assim, a proposta de May, deixa cépticos certos europeus, como o Presidente da Comissão europeia, Jean-Claude Jüncker, que disse que esta questão não está agendada para a cimeira dos chefes de estado e de governo, de hoje  e sexta-feira, em Bruxelas.
No entanto, o presidente do conselho europeu, Donald Tusk, abre uma porta diplomática a Theresa May, dizendo que se o acordo, já negociado for aprovado pelos deputados britânicos, não será necessária uma cimeira extraordinária.
Caso o acordo de May for chumbado, Donald Tusk, admite ainda convocar uma cimeira dos chefes de Estado e de governo da União Europeia, que já vão estar reunidos hoje  e sexta-feira, em Bruxelas.
 ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário