quarta-feira, 20 de março de 2019

Política


Afonso Té considera de frágil o Acordo de Incidência Parlamentar assinado entre quatro partidos com acento parlamentar

Bissau, 20 mar 19 (ANG) – O líder do Partido Republicano da Independência e Desenvolvimento (PRID), Afonso Té, considerou de frágil o Acordo de Incidência Parlamentar assinado entre os quatro partidos com assento parlamentar, nomeadamente o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), a Assembleia do Povo Unido (APU-PDGB), a União para Mudança (UM)  e Partido da Nova Democracia(PND).

Afonso Té que falava em entrevista  à Rádio Macaré esta terça-feira disse que a diferença entre 54 deputados dos partidos assinantes do acordo não tem muita diferença com os outros que ficaram de fora, neste caso, o Partido da Renovação Social (PRS) e o Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15).

"A diferença é muito pouco, mas conhecendo o comportamento dos parlamentares da Guiné-Bissau, vi que não vai ter grande margem para segurança. O Acordo de Incidência Parlamentar, vai contudo garantir um consenso entre os seus assinantes. Só que o problema é que a margem de garantia é pequena", sublinhou Afonso Té.

Exemplificou que na legislatura passada, o PAIGC tinha 57 deputados e o povo esperava com a garantia de que haveria governabilidade, mas não aconteceu.

Disse ainda que a maior garantia da governabilidade nesta legislatura devia ser um acordo entre os seis partidos com acento no parlamento.

"Devia ser um acordo entre os que são considerados vencidos e daí se fazer o governo desta maneira terá mais garantia para fazer a revisão de Constituição, da lei eleitoral, da lei-quadro dos partidos políticos”, explicou.

Pediu que haja  bom senso entre os partidos com representação na Assembleia Nacional Popular, bem como a capacidade de negociação, de tolerância, modelo de engajar para poder juntar aquilo que muitos pensam que pode ser útil para o desenvolvimento do país.

O PRID não conquistou nenhum mandato nas legislativas de 10 março, e obteve um total de 2.622 votos. ANG/DMG/AC/SG

1 comentário:

  1. Eu me levo querer que alguns politicos da guine Bissau näo sabe porque e que foram ou bem estao fazer a politica algumas vezes faz mesmo raiva ao ler os comentarios de este ou daquele politico por exemplo Como este do Afonso Te nada aque esta fragil neste acordo assinado entre os 4 partidos.Na democracia quem ganhar deve governar e quem perder va para opsicao caso contrario era bom que näo havia votos e se mantinham no partido unico.

    ResponderEliminar