quarta-feira, 27 de março de 2019

Campanha de Caju 2019


               Governo fixa preço-base em 500 francos cfa por quilograma

Bissau, 27 mar 19 (ANG) – O Governo aprovou terça-feira o preço mínimo de referência da compra, este ano, da castanha de caju junto ao produtor, no valor de 500 francos cfa, por quilograma.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros à que a ANG teve acesso, o Executivo ainda decidiu fixar a base tributária em 1.222 dólares por tonelada, tendo marcado a data de 30 de Março de 2019 para a abertura da Campanha de Comercialização de caju, em todo o país.

“O Conselho de Ministros igualmente instruiu o Ministro do Comercio e a Agência Nacional de Caju (ANCA – GB),no sentido de adoptarem um Plano -Geral para a Campanha de Comercialização de Caju2 2019”,lê-se no comunicado.

O Governo exorta as duas instituições a proceder uma ampla divulgação desse plano junto dos diversos intervenientes da fileira de caju.

Por outro lado, o executivo pede para que, em despacho do Primeiro-ministro,   seja redefinido a taxa de sobrevalorização de 20 francos para 15 francos cfa, devendo esse valor ser repartido de seguinte forma: 10 francos cfa para o Tesouro Público e cinco francos para a ANCA-GB.

De acordo com a missiva governamental após analisar a proposta da Secretaria de Estado do Ambiente em ralação a homenagem ao falecido Alfredo Simão da Silva, o Primeiro Director do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP), o Conselho de Ministros decidiu mudar o nome desta instituição para Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) -Dr. Alfredo Simão da Silva. ANG/MSC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário