sexta-feira, 15 de março de 2019

CMB


                  Comemoração dos   327 anos de existência de Bissau  

Bissau, 15 mar 19 (ANG) – A Câmara Municipal de Bissau comemora 327 anos da existência da cidade capital com a fixação de placa com o nome da Praça dos Heróis Nacionais.

A fixação desta placa, segundo um documento da edilidade, marca o início da várias actividades comemorativas e culturais, com destaque para a uma palestra sobre história da cidade de Bissau que vai ser orada, esta tarde na Praça dos Mártires de Pindjiguitti, pelo arquitecto Adolfo Ramos, sociólogo Carlos Cardoso e o politólogo Rui Landim, e terá Miguel de Barros como o moderador.

No mesmo âmbito, a Câmara Municipal de Bissau vai na próxima semana, prosseguir com actividades comemorativas dos 327 anos de Bissau, com a renomeação e colocação de placas nas ruas do centro  de Bissau.

A cerimónia de lançamento de renomeação e colocação de placas de algumas Avenidas e de habitações em alguns bairros programadas pela Câmara Municipal de Bissau foi presidida pelo ministro do Interior, Edmundo Mendes.

Na ocasião, o governante disse que a colocação de placas nas ruas vai ajudar na segurança dos seus habitantes, sobretudo no combate ao crime porque permite a localização das pessoas, mas também facilita no controlo dos cidadãos e assim como do  pessoal que entra no país.

Mendes encorajou o Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Luis Silva de Melo a prosseguir com o projecto de identificação, na medida em que facilitará o trabalho do Ministério do Interior enquanto responsável pela  ordem e segurança no país.

Pediu ainda ao Luís Melo a identificar as residências para quando uma pessoa muda de uma casa para outra seja de conhecimento prévio das autoridades nacionais.

Edmundo Mendes exortou o Presidente da Câmara Municipal de Bissau a proceder com as obras de recuperação das zonas de Bissau velho, que considera de  histórico e que poderá, num futuro próximo, serem apresentadas como um “Património da Humanidade”, através da restauração das antigas construções.

Segundo  Luís Melo, o acto representa o início de um projecto de endereço de Bissau, que de momento não existe.

“Como sabem em nenhuma rua de Bissau  se vê o nome e habitações e nem os números. Portanto, é um projecto que inicia hoje aqui na Praça dos Heróis nacionais com fixação da placa, mas também vamos recolocar nomes em todas as Avenidas do centro da Cidade de Bissau e números nas casas ”,garantiu o Presidente da Câmara Municipal.

Disse entretanto  que, de momento, a Câmara não está em condições de nomear todas as ruas de Bissau, porque  a cidade cresceu e conta actualmente com 84 bairros.

O Chefe da Direcção Urbanismo, Tipografia e Cadastro, da Câmara Municipal de Bissau, Jorge Paulo Cabral informou que os trabalhos de recolocação de placas serão feitos, primeiro, nas Avenidas do Centro da Cidade e depois no Bairro de Ajuda.

De seguida, conforme Jorge Paulo Cabral, vai se iniciar a numeração das habitações nos bairros Internacional, Luanda e Alto Bandim.

Por isso, pediu a colaboração e compreensão dos moradores e proprietários das casas para facilitar os técnicos destacados pela Câmara Municipal para recolocação de nomes nas casas no centro da Cidade de Bissau.

Jorge Paulo Cabral exortou ainda os moradores e donos das casas para conservarem as placas colocadas. ANG/LPG/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário