quarta-feira, 27 de março de 2019

Catástrofes naturais


            Capitão dos Portos da Guiné adverte para medidas de precaução

Bissau, 27 mar 19 (ANG) – O Capitão dos Portos da Guiné advertiu segunda-feira aos guineenses no sentido de estarem atentos à catástrofes naturais, sendo que a Guiné-Bissau é o segundo país mais vulnerável à subida do nível do mar a par do Bangladesh.

Em entrevista exclusiva á ANG, Siga Batista disse que recentemente houve uma subida de nível de água na zona de Marinha Mercante em Bissau, mas que não foi revelada ao público.

Aconselha à todos para se acautelarem nas actividades que tocam com cortes de mangais, que são protectoras da zona costeira.

Referiu que dada a situação  geográfica da Guiné-Bissau, raramente o  fenómeno de Moçambique(ciclone Itai) pode acontecer no país “porque as águas das chuvas de nenhum país desaba para a Guiné-Bissau”.

 “A Guiné-Bissau está abaixo de nível da água do mar e em caso de alteração repentina das ondas com 10 metros de altura ou mais, pode sofrer consequências imprevisíveis. Atualmente a população está a construir casas nas zonas húmidas impedindo o escoamento das  águas,” advertiu.

O Capitão dos Portos, a título de exemplo, indicou que alguns países fazem reforços com betão armado nas zonas costeiras para protecção, o que não tem sido feito no país devido a inexistência de projetos ou planos nesse sentido.

Disse  que o país não tem mecanismos de alerta para  qualquer  calamidade natural, e que o Serviço de Proteção Civil não tem meios materiais para responder à uma catástrofe natural à  qualquer momento.

Batista defende tomada de medidas que proíbam cortes de mangais, muito praticado por cidadãos de países vizinhos e a população guineense, para evitar a erosão  das zonas costeiras e insulares.

Disse que a superfície de algumas ilhas diminuíram ao longo das quatro décadas, devido a erosão da terra porque o país não possui uma política de construção de diques para proteger a subida do nível das águas. ANG/JD/AC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário