quinta-feira, 14 de março de 2019

Eleições legislativas


                              Madem G-15 contesta resultados eleitorais

Bissau, 14 mar 19 (ANG) – O director de campanha do Movimento para a Alternância Democrática(Madem G-15) declarou em conferencia de imprensa ter entregue a CNE os seus protestos sobre os resultados eleitorais que foram atribuídos ao partido, 27 mandatos.

Director da campanha do MADEM-G15
Os resultados provisórios globais divulgados quarta-feira em Bissau pela Comissão Nacional de Eleições(CNE) deram ao PAIGC-47 mandatos, Madem G-15-27 mandatos, PRS-21 mandatos , PND-1 mandato e União para a Mudança igualmente um mandato.

“Espero que a CNE seja competente para apreciar de forma competente os elementos  apresentados pelo partido”, disse Barbeiro acrescentando que a resposta da CNE” irá provar que os resultados eleitorais que lhe foram atribuídos não são aqueles que o Madem G-15 conquistou nas urnas”.

O Madem G-15 já havia feito reclamações junto das Comissões Regionais de Eleições mas, segundo Barbeiro, essas instâncias regionais da CNE não deram respostas as reclamações do partido.

O partido criado  há oito meses por elementos  expulsos do PAIGC por violação dos estatutos  participa, pela primeira vez, em legislativas  e obteve 27 mandatos dos 102 disponíveis, contra os 47 do PAIGC vencedor declarado das eleições e os 21 do Partido da Renovação Social(PRS), que nas eleições de 2014 foi a segunda força política mais votada.

A lei eleitoral preve no artigo 142(Recurso Contencioso) que todas as irregularidades verificadas  no momento de apuramento parcial ou nacional dos resultados do escrutínio podem ser impugnados por via de recurso contencioso desde que tenham sido reclamados ou protestados no decurso dos actos em que tenham sido verificadas. ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário