quarta-feira, 27 de março de 2019

VIH/SIDA


        “Taxa de prevalência da doença atinge cinco por cento”, diz SNLS

Bissau, 27 mar 19 (ANG) – O Secretariado Nacional de Luta Contra Sida(SNLS) revela que a  taxa de prevalência do Vírus do Sindroma de Imunodeficiência Humana Aquirida-Sida na Guiné-Bissau se situa na ordem dos cinco por cento, com maior incidência no sector autónomo de Bissau.

 Segundo a Rádio Jovem, a revelação foi feita terça-feira pela Livramento Sambú de Barros na abertura do seminário de Validação do Plano Estratégico Nacional de Luta contra Sida, presidida pela ministra da Saúde Pública, Família e Coesão Social, Maria Inácia Sanha.

Disse que entre os homens e mulheres nota-se a maior prevalência na camada feminina, porque recorrem mais aos centros de saúde.

As regiões com maior prevalência dos vírus de SIDA, segundo Livramento Sambú de Barros, são, para além do Sector Autónomo de Bissau, Bafata, Oio, Quinará e Tombali ambos com cerca de 5 por cento de prevalência.

O Plano Estratégico Nacional de luta contra sida visa conceder ao Secretariado Nacional de Luta Contra Sida novas directrizes visando uma melhor  adequação da resposta nacional ao perfil epidemiológico da infecção do VIH no país.

Segundo Sambu de Barros, o aumento de casos de VIH/SIDA no país e sobretudo na camada juvenil  e da população em geral tem a ver com a falta de informação  sobre a existência da doença.

Disse que, actualmente, o secretariado se  depara com falta de meios financeiros para trabalhar nos aspectos de prevenção, que disse ser vital para estancar casos de SIDA no país.

Na ocasião, a representante do Fundo das Nações Unidas para Infância UNICEF no país, Christine Jaulmes, alertou as autoridades sobre a necessidade de acelerar o processo de diagnóstico e tratamento adequado, principalmente das crianças.  ANG/Rádio Jovem

Sem comentários:

Enviar um comentário