quarta-feira, 13 de março de 2019

Política


PAIGC e APU-PDGB assinam Acordo Político de Incidência Parlamentar e Estabilidade Governativa

Bissau,13 mar 19 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e a Aliança do Povo Unido Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), rubricaram terça-feira um Acordo Político de Incidência e Estabilidade Governativa para a X legislatura.


Durante a apresentação pública do conteúdo do referido acordo, o Vice-presidente da APU-PDGB, Armando Mango afirmou que o mesmo visa, entre outros, o entendimento no parlamento entre as duas formações políticas e que irá facilitar a aprovação dos instrumentos governativos.

 O acordo prevê ainda a formação de um Governo Inclusivo mas também o entendimento sobre a revisão da Constituição da República, da Lei Eleitoral, e de Quadro dos Partidos Políticos, durante a X legislatura.

Após a assinatura do Acordo Político, o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), afirmou que o entendimento entre os dois partidos visa promover a unidade nacional no seio do povo guineense.

“ O que temos que destacar aqui é a nossa intenção e disponibilidade de provar a Nação guineense  que este acordo e partilha é a demonstração da nossa capacidade de promoção de unidade nacional”, disse Domingos Simões Pereira.

Declarou que a assinatura do acordo tem um valor simbólico, mas que  é válido integralmente, não só em termos de texto que  rubricado mas também  pelo espírito que orienta a sua assinatura.

Por sua vez, o Presidente da APU-PDGB, Nuno Gomes Nabian disse que aceitaram rubricar o acordo para demonstrar ao  povo guineense e a comunidade internacional de que os interesses superiores da nação estão acima de tudo.

O político sublinhou que o acordo é para cumprir, acrescentando que o PAIGC dispõe de todos os mecanismos para garantir a sua estabilização governativa e que  a APU-PDGB está apenas para garantir a sua aplicação prática.

O acordo de incidência parlamentar e governativa acontece na vêspera de divulgação dos resultados globais das eleições legislativas de domingo passado pela CNE.

A ANG sabe que o Madem G-15 e o PRS tiveram igualmente, terça-feira a noite, uma iniciativa similar de assinatura de acordo de incidência parlamentar e governativa.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) divulga hoje os resultados globais provisórios das eleições legislativas de domingo passado. ANG/AC//SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário