sexta-feira, 15 de março de 2019

Tráfico de drogas


                 Polícia Judiciaria incinera 789 quilos de cocaína apreendida

Bissau, 15 mar 19 (ANG) – A Policia Judiciaria (PJ),incinerou na quinta-feira cerca de 800 quilos de droga tipo cocaína apreendida na semana passada e que tinha como destino os países da sub-região.

De acordo com a Directora Nacional da PJ, no âmbito da operação  “Carapau “e em colaboração  com a Unidade de Combate a Criminalidade Transnacional a PJ interceptou um camião frigorífico de transporte de peixe onde as drogas se encontravam dissimulado debaixo de um fundo falso.

Filomena Maria Vaz Mendes frisou que o fundo falso continha escondido 789 quilos de cocaína, salientando que se trata da maior apreensão deste  estupefaciente no país.

Disse que as  drogas tinham como  destino primário a República do Mali para depois atingir outros mercados com especial destaque para a Líbia e a Europa.

“Em consequência desta operação foram detidos quatro indivíduos de diferentes nacionalidades:  dois nigerinos, um senegalês, e um nacional, tendo já sido requerida a aplicação da medida de prisão preventiva junto ao juiz de Instrução Criminal enquanto decorre as investigações”, disse.

Vaz Mendes disse que esta apreensão demonstra o total engajamento da PJ na luta cerrada ao tráfico de drogas, responsabilizando criminalmente e desencorajando aos que tentam utilizar o território guineense para circulação da droga.

A operação segundo a DG da PJ contou também contou com  assistência internacional, nomeadamente da Grã-Bretanha através da sua embaixada sedeada em Dakar Senegal.
Para alem da cocaína foram também queimados 116 quilos de Maconha.
 
Presente no acto ,o  Primeiro-ministro, Aristides Gomes disse que é fundamental o combate ao tráfico de drogas para a credibilidade do país e atracção de investimento externo.

Destacou que o narcotráfico é um fenómeno que ameaça a existência da Nação guineense como Estado e ameaça as possibilidades reais de captar os investimentos para o desenvolvimento socioeconómico da Guiné-Bissau.

“E um combate vital e  temos a consciência de que é um batalha a escala da sub-região e internacional, por isso,agradecemos  à todos os países parceiros que colaboraram e continuam a colaborar ,casos dos portugueses e americanos que deverão chegar ao país dentro de alguns dias para podermos levar ao bom tramo este combate “,disse.

Gomes disse  que a droga passa no país, mas não é consumida na Guiné-Bissau mas sim nos países onde há recursos para o seu consumo.

“Por isso digo que é uma luta também da sobrevivência ou seja o dinheiro sujo acaba por financiar causas sujas nomeadamente o terrorismo internacional, sustentou.

Estiveram presentes no acto, para  além do Chefe do Governo, e da Directora Nacional da PJ, o Ministro do interior, Procurador-Geral da República, representantes da Nações Unidades, Policia Internacional (Interpol),entre outros. ANG/MSC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário