sexta-feira, 29 de março de 2019

Moçambique/Idai


                                       Número de mortos sobe para 493

Bissau, 29 mar  19 (ANG) - O número de mortos provocados pelo ciclone Idai e as cheias que se seguiram subiu para 493, anunciaram hoje as autoridades moçambicanas.
Segundo as autoridades, citadas pela agência Diário de Notícias, o último balanço, apresentado no centro de operações de socorro da cidade da Beira, aponta ainda para 1.523 feridos e 839.748 pessoas afectadas pelo desastre natural de 14 de Março.
Entretanto, as Nações Unidas estimaram na quinta-feira que 75 mil grávidas foram afectadas pelo furacão Idai em Moçambique e que sete mil dos 45 mil partos previstos nos próximos meses possam registar complicações potencialmente fatais.
"Estimamos que mais de 75 mil mulheres grávidas foram afectadas pelo ciclone, com mais de 45 mil partos previstos nos próximos seis meses, sete mil dos quais poderão registar complicações potencialmente fatais", alertou Andrea Wojnar, representante em Moçambique do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA, na sigla em inglês).
O alerta surge depois de a responsável do UNFPA ter feito uma visita a várias infra-estruturas e comunidades no distrito de Dondo, na província de Sofala.
Por isso, o UNFPA estimou em mais de nove milhões de dólares (cerca de 8 milhões de euros) os fundos necessários para fornecer serviços de saúde reprodutiva, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, contraceptivos e 'kits' para recolha de provas em caso de violação.
A passagem do ciclone Idai em Moçambique, no Zimbabwe e no Malawi fez pelo menos 786 mortos e afectou 2,9 milhões de pessoas, segundo dados das agências das Nações Unidas. ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário