sexta-feira, 15 de março de 2019

ASECNA


                          Bissau acolhe 63ª Sessão do Comité de Ministros

Bissau,15 Mar 19(ANG) – A capital Bissau acolhe esta sexta-feira e pela primeira vez a 63ª reunião do Comité de Ministros da Agência para a Segurança e Navegação Aérea em África e Madagáscar(ASECNA).

Ao presidir a cerimónia de abertura do evento, o Primeiro-ministro, Aristides Gomes afirmou que volvidos 13 anos de ingresso na ASECNA, a Guiné-Bissau sente-se privilegiada ao acolher esta sessão do Comité de Ministros.

“ O último a entrar nesta grande família da ASECNA, o nosso país está consciente e declara o seu apreço pela contribuição desta instituição do desenvolvimento da aviação civil”, disse.

O Primeiro-ministro afirmou que a ASECNA apoiou a Guiné-Bissau permitindo a criação de infra-estruturas e equipamentos técnicos das plataformas aeroportuárias,  no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, no actual contexto de mundialização.

“Esta Agência disponibilizou os equipamentos modernos e de última geração aumentando assim a funcionalidade e atractividade deste aeroporto”, enalteceu.

Sublinhou que o programa de investimento para a Guiné-Bissau continua em todas as áreas, nomeadamente da navegação aérea, do combate ao incêndio assim como da gestão da metodologia aeronáutica e outros domínios.

Disse que a ASECNA reforçou igualmente a capacidade da Agência nacional da Aviação Civil da Guiné-Bissau por forma a assegurar uma supervisão eficaz do cumprimento das normas e regulamento da organização da Aviação Civil Internacional.

Um outro importante apoio da ASECNA ao país, de acordo com Aristides Gomes, diz respeito a capacitação de actores do sector, adiantando que neste âmbito, a Agência disponibilizou formações várias com vista a qualificação de quadros que actualmente ocupam cargos chaves nos diferentes sectores da Aviação Civil.

“Com  efeito, dispor de técnicos e quadros altamente qualificados não é uma opção, mas sim uma exigência para um país que deseja garantir um desenvolvimento harmonioso, seguro, de qualidade e competitivo da sua Aviação Civil”, referiu.

No final da 63ª sessão do Comité de Ministros da ASECNA, a Guiné-Bissau assumirá a presidência rotativa da organização por um período de um ano, em substituição da República do Togo. ANG/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário