segunda-feira, 25 de março de 2019

Saúde pública


“Casos de tuberculose baixaram na Guiné-Bissau em 2018”, diz a ministra da Saúde

Bissau, 25 mar 19 (ANG) - A ministra de Saúde, Família e Coesão Social revelou no fim-de-semana que a percentagem de casos de tuberculose baixou na Guiné-Bissau em 2018.

Maria Inácia Có
Mária Inácia Có Sanha fez a  declaração no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Tuberculose assinalado no Domingo, 24 de Março.

“No ano 2017 foi registado 6248 casos de tuberculose no país e no ano 2018 baixou em cerca de 17 por cento comparativamente ao ano transacto, situação  que demonstra  que os casos tendem a diminuir”, disse a governante.

Inácia Có manifestou a sua satisfação pelos resultados de 2018 e garantiu que o Ministério que dirige vai trabalhar na prevenção de novas infecções da doença no país.

Por sua vez, o director-geral de Prevenção da Tuberculose, Miguel Camará considerou que está a ser feito  um “bom trabalho” mas  que precisam de ter maior empenho para  baixar, cada vez mais, os casos da tuberculose no país.

Em  Janeiro do corrente ano mais de 20 técnicos do hospital “Raoul Follereau”, principal centro de tratamento da Tuberculose da Guiné-Bissau foram capacitados em matéria de utilização de novos aparelhos de diagnósticos dessa doença.

O referido aparelho permite fazer  testes rápidos ou seja permite  detectar a doença em 80 minutos.
Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por bactéria que afecta os pulmões. A sua transição ocorre de pessoa para pessoa e é propagada pelo ar. ANG/AALS/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário