segunda-feira, 18 de março de 2019

Eleições Legislativas


         Partido da Renovação Social e Madem-G15 aceitam  resultados finais


Bissau, 18 Mar 19 (ANG) - O Partido da Renovação Social (PRS) aceitou os resultados globais definitivos das eleições legislativas de 10 de março publicados sexta-feira pela  Comissão Nacional de Eleições (CNE) e que confirmam o  Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) como vencedor com 47 deputados.

Líder do PRS
A informação consta num comunicado de imprensa dos renovadores a que Agência de Notícias da Guiné teve acesso .

No mesmo documento, o PRS declarou que, apesar das irregularidades que acompanham o processo eleitoral desde o recenseamento, aceita o resultado e está disposto a contribuir para o bem-estar da Guiné-Bissau.

 “Agradecemos e enaltecemos os esforços e civismo com que o nobre povo guineense soube dispensar de forma inabalável e que marcaram indelevelmente estas eleições”, refere o comunicado que acrescenta que “apesar de todo o decurso do dia eleitoral ter sido regular, a contagem já não o foi, porque as Comissões Regionais de Eleições indeferiram reclamações existentes que, cremos, se fossem analisadas poderiam alterar a actual atribuição de mandatos”, diz o  PRS em  comunicado.

Por outro lado, o Movimento para a Alternância Democrática(MADEM G-15) aceitou  igualmente os resultados definitivos das eleições de 10 de março.
Em conferência de imprensa no sábado o coordenador do Movimento para a Alternância Democrática , Braima Camará, sublinhou que o partido aceita os resultados eleitorais em nome da estabilidade do país.
Coordenador do Madem-G15
“Nos sentimos identificados com o nosso povo. A nossa preocupação não é fazer parte dos Governo. Queremos estabilidade, queremos soluções consensuais, consistentes que possam permitir ao país arrancar rumo ao desenvolvimento”, ressalvou Camará.

Resultados definitivos confirmaram os dados provisórios globais das eleições anunciados anteriormente pela CNE.

O PAIGC conquistou a maioria dos mandatos - 47, seguido do Movimento para a Alternância Democrática(MADEM G-15) com 27, o Partido da Renovação Social-21 mandatos , Assembleia de Povo Unido (APU-PDGB)-05 , a União para a Mudança(UM) e o Partido da Nova democracia, um mandato cada.

Por ser uma maioria relativa , o PAIGC já assinou com o APU-PDGB um acordo de incidência parlamentar e governativa que o permite contar com um total de 54 votos no parlamento para aprovação das suas iniciativas legislativas e governativas.

Segundo a Lei Eleitoral(artigo 186), a CNE tem, após a divulgação de resultados definitivos das eleições, até 30 dias para marcar a data de investidura dos deputados à Assembleia Nacional Popular. ANG/AALS/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário