sexta-feira, 29 de março de 2019

Violência de género


Coordenadora de Luta Contra Prática defende  atendimento médico de qualidade às vítimas

Bissau, 29 Mar 19 (ANG) - A Coordenadora do Gabinete de Luta Contra Violência de Género defendeu   quinta-feira o atendimento médico de qualidade às vítimas de “crueldade” no país.

 Patrícia Na Tambá falava no âmbito de um ateliê que promovido para o reforço de  capacidade das pessoas na área de atendimento de qualidade às vítimas de violência de género.

“Existe necessidade de um bom atendimento médico às vítimas de violência de género com o objectivo de evitar com que as mesmas sentem desprezadas, isoladas e traumatizadas”, explicou a coordenadora.

Patrícia Tambá explicou que a violência de género não significa apenas agressão física, tendo acrescentado que desconsiderar a capacidade de uma pessoa significa igualmente uma violência.

“As vezes, as palavras de um médico acaba por traumatizar a vítima.Por exemplo, no caso das vítimas de mutilação genital feminina, é necessário ainda mais cuidados para não ferir as suas sensibilidades”, considerou Patrícia Na Tambá.

Sublinhou que as organizações da sociedade civil assim como as forças de Defesa e Segurança têm também um papel importante a desempenhar no processo de lidar com  situações de bom atendimento às vítimas de violência.  

No referido ateliê, tomaram parte técnicos de saúde, organizações da Sociedade Civil e forças da defesa e segurança.

A violência de género é um tipo de violência física ou psicológica exercida contra qualquer pessoa ou grupo de pessoas sobre a base do seu sexo e que pode ter um impacto negativo sobre o bem-estar social de qualquer que seja individuo. ANG/AALS/AC

Sem comentários:

Enviar um comentário