quarta-feira, 13 de março de 2019

Eleições legislativas


Presidente da LGDH apela bom senso aos partidos políticos para que o país arranque rumo ao desenvolvimento

Bissau, 13 mar 19 (ANG) – O Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH),apelou hoje aos partidos políticos concorrentes as eleições legislativas de 10 de Março para  encontrarem o entendimento e consenso  que criem condições para que a Guiné-Bissau possa arrancar definitivamente rumo ao desenvolvimento.

Augusto Mário da Silva proferiu estas palavras logo após a publicação dos resultados eleitorais pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), tendo pedido a máxima capacidade de diálogo por parte dos partidos políticos,para colocarem a Guiné-Bissau acima dos interesses pessoais, facilitando a criação  de um ambiente favorável à governação.

“No obstante qualquer formação política não atingir a maioria absoluta para governar, os militantes são livres de manifestarem as suas satisfações pelo facto dos partidos que representam atingir os números que têm “,frisou.

Questionado sobre o facto de em 2014, partido vencedor fez um Governo de inclusão, mas que não deu certo, Augusto Mário da Silva disse que o contexto actual é diferente e que exige diálogo e entendimento entre a classe política e que o próprio povo está a reclamar isso.

Da Silva disse estar esperançado que a maturidade política da classe partidária virá ao de cima e que  vão conseguir criar condições para que o país possa ser governado de uma forma normal, salientando que na democracia não há vencedores nem vencidos.

“O importante é que todos participam dando suas contribuições na medida do possível para estabilizar o país, tornando-o num Estado”, destacou acrescentando, “o povo guineense é que ganhou, porque conseguiu de facto manifestar a sua vontade nas urnas que é o mais importante e a reacção dos partidos com menor números de votos deve ser de um democrata que vai saber respeitar a vontade popular expressa e juntos trabalharem para o bem da Guiné-Bissau”, vincou Mário da Silva.

Resultados provisórios das eleições dão vitória ao PAIGC com 47 mandatos, uma maioria relativa que será suportada por mais três partidos no parlamento.
ANG/MSC/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário