quarta-feira, 13 de março de 2019

Eleições/legislativas


          “ Não ha nenhum   protesto em relação ao processo”, diz CNE

Bissau, 13 mar 19 (ANG) – O presidente da Comissão Nacional de Eleições(CNE) disse que em  matéria de contencioso eleitoral não existe nenhum protesto ou reclamações relacionadas com o escrutínio de 10 de Março do ano em curso.

José Pedro Sambú que falava na cerimónia da divulgação de resultados provisórios globais  das eleições legislativas, afirmou que estas eleições representam um valor para o fortalecimento da Nação Guineense e a consolidação da democracia pluralista.

Afirmou que as eleições decorreram num ambiente pacífico, ordeiro, de elevado civismo e profundo sentido de responsabilidade.

Esta moderação efectiva e a capacidade de bom senso, conforme o Presidente da CNE, são, mais de que nunca, a prova irrefutável de maturidade do povo guineense.

 Sanbú acrescentou que o exercício de cidadania activa vem testemunhar, de forma inequívoca, o cumprimento intrínseco de um dos pilares da democracia representativa, que é a eleições dos deputados à Assembleia Nacional Popular.

Pedro Sambú informou que o apuramento dos resultados divulgados obedece ao sistema de representação proporcional de Método d´hondt.

Por isso, pediu aos partidos políticos a respeitarem os padrões de diferença na diversidade.
Elogiou a grande capacidade de organização, empenho e dedicação das Comissões Regionais de Eleições e excelente trabalho desenvolvido pelos agentes das mesas de Assembleia de votos.

Agradeceu, por outro lado, o brio profissional das forças da ordem pública e Segurança Interna e das Forças de missão militar da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (ECOMIB) em estreita colaboração com as Forças Armadas da Guiné-Bissau.

Agradeceu igualmente aos órgãos da comunicação social nacional e estrangeira pela forma como  acompanham o processo de votação, as organizações da sociedade civil e em particular a população guineense pela forma cívica e ordeira que participaram no processo.

José Pedro Sambú assegurou que a presença dos delegados da lista, sob supervisão dos presidentes das mesmas, a fiscalização dos delegados do Ministério Público, de todos os resultados de votação nas assembleias de votos constituem um prova inabalável de transparência e credibilidade que se conferiu ao pleito eleitoral de 10 de Março.

Os resultados globais provisórios divulgados pela CNE confirmaram a vitória do PAIGC que obteve 47 mandatos, estando o MADEM G-15 na segunda posição com 27 mandatos, o PRS com 21, o partido APU-PDGB com cinco mandatos, a União para a Mudança e o Partido da Nova Democracia ambos com um mandato. ANG/LPG/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário