sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Cooperação/Embaixadora da União Europeia reitera importância de trabalhar em colaboração com os governos regionais

Bissau, 29 out 21 (ANG) – A embaixadora da União Europeia no país  reiterou a importância de trabalhar em colaboração com os governos regionais que diz terem  um “papel fundamental” no desenvolvimento sustentável das suas regiões.

Sónia Neto fez estas declarações esta sexta-feira, na cerimónia de assinatura de um acordo entre  o governo, através dos Secretários regionais e o Instituto Marquês Valle Flôr, no âmbito da Ação Inada Guiné!Djuntu, e  que visa apetrechar as regiões de meios administrativos para o melhor desempenho das suas funções.

Sónia Neto informou que o Ianda Guiné!Djuntu é um programa multisetorial da União Europeia do qual muitos orgulham, justificando que constitui uma das peças essenciais para cumprir a missão desta organização na Guiné-Bissau.

“O programa contribui para a estabilidade e paz através dos instrumentos de cooperação para o desenvolvimento sustentável que temos ao dispor”, frisou Neto.

assegurou que, com assinatura deste acordo, a União Europeia irá reforçar as condições técnicas nas administrações regionais.

Neto sublinhou que é um momento priveligiado para o governo renovar o seu compromisso, em todos os níveis, com o objetivo sustentável do país e em particular nas regiões mais isoladas, e que seja também uma oportunidade para a UE e seus parceiros  reforçarem as suas boas práticas de trabalho em parceria e em diálogo, com vista a necessária reflexão sobre o futuro de Ianda Guiné!Djuntu bem como os mecanismos de sustentabilidade de suas ações em todo o território nacional.

Sustentou ainda que é um programa que confirma um forte compromisso da UE para com a Sociedade Civil do país, não só prestando o apoio direto à população no acesso aos serviços de base, como também apoiando as atividades económicas com mais potenciais para o país, nomeadamente a agricultura do arroz, horticultura, avicultura, reabilitação de estradas rurais, infraestruturas, os serviços de água, saneamento, energia e o reforço do sistema de saúde.

A Ação Ianda Guiné está a implementar 8 ações no país, nomeadamente Ianda Guiné!Djuntu, Ianda Guiné Arruz, Hortas, Luz ku Iagu, Saudi, Galinhas, Kume Dritu e Estradas.

No âmbito do acordo de parceria agora assinado, a Ação Ianda Guiné!Djuntu vai disponibilizar aos governos regionais oito motorizadas, uma para cada região, materiais de escritório, créditos telefónicos, combustíveis e  resmas de papel, durante 18 meses. Os  setores administrativos de Mansoa, Canchungo e Bubaque vão beneficiar de uma motorizada cada.  ANG/DMG/ÂC//SG

2 comentários:

  1. Nada es cana adianta unica solucon y implementa autarquias locais k ta passa pa realizacon de eleicoes autarquicas inclusivas pa desenvolvimento de localidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Es gora y bardade canto iniciativa des tipo k fassidu interior ca bai nin cau. Union Europeia dibidi de pressiona governo pa realiza eleicoes autarquicas, poid,so quila k pudi minimiza situacon de localidades.

      Eliminar