quinta-feira, 4 de novembro de 2021

                Alfândegas/40 agentes recem graduados recebem diplomas

Bissau,04 Nov 21(ANG) – Os 40 agentes de controlo aduaneiro recem formados na 39ª classe da Escola Aduanera do Senegal e do Burkina Faso, receberam quarta-feira os seus diplomas de formação.

Ao presidir o acto, o secretário de Estado do Orçamento e dos Assuntos Fiscais, José Casimiro Varela,  disse que a cerimónia tem um significado especial uma vez que os referidos agentes são os primeiros da Brigada de Acção Fiscal(BAF) a receber um diploma aduaneiro.

“Gostaria de aproveitar esta cerimónia para destacar a cooperação exemplar que existe entre as administrações aduaneiras da Guiné-Bissau e do Senegal desde 30 de setembro de 2016”, enalteceu o governante.

Acrescentou que, desde a assinatura do Memorando de Entendimento sobre Cooperação e Assistência Mutua em Matéria Aduaneira, as duas administrações já realizaram várias acções de formação importantes em conjunto.

“De facto, de 2018 a 2020, 10 outros controladores foram formados como parte da 38ª promoção da Escola Aduaneira Senegalesa e além disso, em 2019, 15 funcionários das Alfândegas da Guiné-Bissau foram acolhidos em incubação dentro das unidades aduaneiras de Dakar, e receberam um reforço das suas bases teóricas na referida escola”, explicou.

Casimiro Varela disse que, de 14 de setembro à 2 de outubro de 2020, formadores da Escola de Douanes deslocaram-se a Bissau, como parte de uma missão de capacitação de 90 funcionários aduaneiros da Guiné-Bissau.

Disse que, finalmente em 2021, durante seis meses dois inspectores aduaneiros senegaleses realizaram, a pedido das altas autoridades da Guiné-Bissau, uma missão de apoio técnico e operacional das instância aduaneiras das principais regiões fronteiriças, principalmente Bafatá, Gabú e São Domingos.

Segundo  o Director-geral das Alfândegas, os  recem formados receberam durante 45 dias, o treino inicial de combate, no acampamento militar de Kaolack(Senegal) e  os de Burkina Faso receberam treino militar em Bobo.

Doménico Sanca disse que seguiu-se uma formação profissional de acordo com as normas em vigor e abrangendo os quatro assuntos aduaneiros básicos, nomeadamente contencioso, vigilância, legislação aduaneira e tecnologia tarifária.

Aquele responsável informou que, os agentes foram facultados com conhecimentos de 16 outros assuntos adicionais incluindo procedimentos aduaneiros, finanças públicas, inglês profissional, redação administrativa, êtica, inteligência, narcóticos etc. ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário